5 DICAS PARA CONSEGUIR FOCAR NOS ESTUDOS - KiwiAppz

5 DICAS PARA CONSEGUIR FOCAR NOS ESTUDOS

Conseguir focar nos estudos é fundamental para obter sucesso acadêmico e profissional. Aqui estão algumas estratégias eficazes que podem ajudar a melhorar a concentração e a produtividade ao estudar

Anúncios

Fonte: Freepik

Estudar é bom, mas nem sempre é fácil! Com um número cada vez maior de distrações – jogos, streamings, redes sociais – ter concentração nas nossas tarefas se torna mais difícil e maçante. Pensando nisso, resolvemos trazer 5 métodos que podem ajudar na concentração e fazer com que a hora do estudo não seja um drama.

1. TÉCNICA POMODORO

A técnica Pomodoro é uma das técnicas mais conhecidas quando se fala sobre fazer alguma tarefa atualmente. Ela consiste em anotar tudo o que precisa ser feito, e delimitar um tempo para cada atividade, intercalando sempre com momentos de pausa. O método Pomodoro, além ajudar na organização, pode ajudar a manter o foco e diminuir a ansiedade no momento de realizar nossas atividades.

Para começar o indicado é estudar por 25 minutos sem perder o foco e após isso fazer uma pausa de 5 minutos e na última pausa o descanso pode durar 15 minutos. Lembre-se de colocar o despertador para não perder mais tempo na pausa do que no estudo.

Anúncios

2. ESTUDO ATIVO

Sabe quando a gente lê o mesmo parágrafo 90 vezes e não consegue entender nada? A técnica de estudo ativo é totalmente focada no aprendizado – diferente do estudo passivo – e faz com que os conteúdos fiquem guardados na mente por mais tempo. Alguns métodos do estudo ativo são: Tentar se ensinar a matéria (como se estivesse ensinando outra pessoa), relacionar os conteúdo que já aprendeu e que esteja ligado a outros conteúdos, aplicar o conteúdo na prática, fazendo exercícios ou criando flashcards, criar um resumo sobre o que você entendeu da matéria após ter aprendido.

Se você é daqueles que tem dificuldade de estudar sozinho, tente estudar em grupo, assim você troca conhecimento com seus colegas, pode entender outras formas de pensar sobre o conteúdo e dar atenção a pontos que talvez sozinho você não repararia. Sem contar que falar o conteúdo em voz alta faz com que memorizemos as coisa mais facilmente.

Anúncios

3.MNEMONICA

Mnemônica é uma técnica para desenvolver a memória e ajudar na memorização. Ela consiste em associar a matéria que esta sendo estudada com alguma música, poema, frases e palavras. Essa técnica é uma boa para soltar a imaginação e tentar memorizar com sua musica favorita, ou um conjunto de cores. Por exemplo, quando estudamos a tabela periódica e aprendemos a decorar os elementos químicos: Hoje LI NA Kama RoBinson CruSoé em FRancês. Ou a musiquinha que aprendemos sobre seno, cosseno e tangente.

4. MÉTODO ROBINSON

Em 1940 o psicólogo Francis Pleasant Robinson criou um método de 5 etapas: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. É uma técnica baseada na repetição, nas nossas fases de leitura. E as etapas funcionam assim:

  • E: explorar, é descobrir o conteúdo, analisar o tema que vai ser estudado e fazer uma leitura inicial, podendo ser mais superficial
  • P: perguntar, após explorar o tema, chegou a hora de questionar o que você quer aprender depois de ter lido a matéria e criar tópicos de dúvidas que podem ter ficado após explorar.
  • L: ler, agora de maneira aprofundada e com mais atenção, onde você responde as perguntas que fez, anota o que achou mais importante e destaca pontos- chaves.
  • R: rememorar, é fazer um resumo do que acabou de aprender. É indicado que seja feito assim que acabar de ler, para não esquecer algo importante. Caso ainda tenha dúvida, essa é uma boa hora para achar as repostas.
  • R: repassar, nada mais é do que a revisão, você analisa todo o material que fez e refresca o que aprendeu.

5.MÉTODO CORNELL

O método Cornell é na verdade um modelo de anotação, criado no intuito de ajudar a reter o conhecimento. Nesta técnica as a notações são divididas em três seções. Primeiro faça uma coluna para anotações e anote tudo que achar importante, colocando dicas e palavras-chaves para que consiga se lembrar sobre o assunto, depois faça uma coluna para os resumos e com suas próprias palavras escreva tudo o que conseguiu aprender e na parte de baixo das colunas deixe um espaço para as perguntas e coloque lá todas as dúvidas que teve lendo/fazendo seu resumo para que depois você possa procurar suas dúvidas.

Agora que você já tem as dicas do que fazer o que resta é testar qual você se adapta melhor e implementar na sua rotina. Mas isso não é uma missão fácil, por isso, caso tenha dificuldade de começar um método novo, não desanime! Existem muitos aplicativos que facilitam a otimização dos estudos, caso esteja tendo dificuldade de se organizar sozinho. Aplicativos para bloquear notificações, para criar flashcards, com timer para não extrapolar nas pausas e muito mais.

É importante lembrar que para que seus estudos surtam ainda mais efeito, é necessário que o seu corpo esteja bem cuidado! Tente manter uma alimentação saudável, ter uma noite de sono adequada, praticar exercícios físicos e sempre que possível evite que seu local de estudo fique desorganizado. Essas ações fazem com nosso nível de concentração seja maior e você pode se frustrar menos ao tentar.

Com tantas técnicas assim fica fácil estudar, né? Então escolha a sua e bons estudos!

Milena Santos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo