Armário-cápsula: passo a passo para montar o seu!

Armário-cápsula: como montar um guarda-roupa minimalista?

Selecione as peças de roupa mais essenciais ao seu dia a dia, que sejam versáteis e atemporais e voilà: seu armário-cápsula estará criado.

Anúncios

armário-cápsula
Fonte: Freepik

Desafio rápido: se tivesse que reduzir o guarda-roupa em 20 peças, quais escolheria? Esse conceito de guarda-roupa minimalista tem nome – armário-cápsula – e já é utilizado por diversas pessoas, que buscam estilos de vida mais conscientes e sustentáveis.

O armário-cápsula diz respeito a uma tendência de moda e estilo que ganhou destaque nos últimos anos. Não é apenas uma maneira inteligente de organizar seu guarda-roupa, mas também um modo de economizar tempo, dinheiro e energia.

No post de hoje, exploraremos o conceito do armário-cápsula, destacando como criar um guarda-roupa essencialista, que combina praticidade com estilo. Vamos começar?!

Anúncios

O que é um armário-cápsula, afinal?

Um armário-cápsula diz respeito a um conjunto de roupas essenciais selecionadas para se adaptar ao seu estilo e estação atual. A ideia desse tipo de guarda-roupa minimalista é manter apenas peças com grande versatilidade e qualidade, eliminando itens não utilizados ou desnecessários.

Quais os benefícios de um armário-cápsula

Funcionalidade: com poucas opções de escolha, seus dias ficam mais fáceis e livres de estresse. Isso porque você não perderá tanto tempo para montar um look confortável e que te agrade.

Anúncios

Economia financeira: embora possa parecer um investimento financeiro inicial maior, um armário-cápsula economiza dinheiro a longo prazo. Isso porque você compra menos e escolhe itens mais duráveis.

Definição de estilo: um armário minimalista ajuda a definir seu estilo, concentrando-se em roupas que você de fato se sinta bem.

Sustentabilidade: ao investir em peças atemporais e alta durabilidade, você contribui para um consumo mais sustentável.

Como montar um armário-cápsula: 6 passos simples!

Agora que já entendeu o conceito de armário-cápsula, que tal dar os primeiros passos rumo a um armário minimalista, criando o seu hoje mesmo? Confira a seguir!

 Passo 1: avalie seu estilo e necessidades

Antes de começar, reserve um tempo para refletir sobre seu estilo e necessidades. Para te ajudar nesta reflexão, considere seu ambiente de trabalho, atividades diárias e eventos sociais.

Por exemplo, se trabalha em uma empresa mais conservadora, talvez precise de peças mais sóbrias e formais. Em todo o caso, pergunte a si mesmo quais peças de roupa você mais gosta e usa com frequência, isso fará toda a diferença no momento de montar seu guarda-roupa cápsula.

Passo 2: defina cores neutras como base

Na maioria das vezes, um guarda-roupa minimalista se baseia em cores neutras, como branco, cinza, preto, azul marinho e bege. Isso porque essas cores são versáteis e permitem que você crie diversas combinações de looks com facilidade.

Passo 3: selecione peças coringas

Destaque algumas peças-chave que servirão como a base do seu armário e que caíam bem em praticamente toda ocasião e evento. Isso pode incluir um blazer bem cortado, uma calça jeans (peça coringa), uma camisa branca clássica e um vestido monocromático liso.

Lembrando que essas peças devem ser escolhidas levando em consideração os seus gostos pessoais e nas demandas do seu dia a dia.

Passo 4: fuja de tendências passageiras

Todos os meses, diversas tendências são lançadas com um tempo de vida bastante curto. Assim, se você se fincar nas últimas tendências da fast fashion, certamente, terá que comprar roupas novas a cada nova estação.

Por isso, evite roupas que estejam na moda apenas temporariamente. Em vez disso, aposte em roupas atemporais que não sairão de moda da noite pro dia. Isso garante que seu guarda-roupa não se torne obsoleto.

Passo 5: priorize qualidade ao invés de quantidade

Onde o menos é mais, a qualidade sempre irá prevalecer sobre a quantidade. E, bem sabemos, que o conceito de armário-cápsula conversa com a ideia de essencialismo. Portanto, tudo que existe em um armário minimalista é essencial.

Sendo assim, ao invés de comprar roupas compulsoriamente invista em roupas de alta qualidade que durem mais tempo. Embora isso possa parecer um gasto inicial maior, pode ter certeza que a durabilidade e a resistência dessas peças compensarão a longo prazo.

Passo 6: revise e atualize regularmente

A cada estação, faça uma revisão do seu guarda-roupa e não hesite em retirar as roupas que não são mais usadas ou que já não se encaixam no seu estilo. Isso manterá seu armário compacto e relevante. Aliás, você pode doar as roupas para alguém que esteja precisando ou até mesmo trocá-las por peças novas em brechós.

Prontinho! Agora que já sabe como fazer um armário-cápsula, então que tal compartilhar este post com seus amigos que também curtem um estilo de vida minimalista? Até a próxima!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo