O futuro microscópico: definição e usos da nanotecnologia
A manipulação de átomos e moléculas parece ser coisa de filme, mas já é realidade. Confira as possibilidades da nanociência.
Anúncios
Todas as coisas que existem são feitas por partículas minúsculas, quase invisíveis. Agora, tente imaginar uma partícula que é um bilhão de vezes menor que 1 metro. Estamos falando da nanotecnologia.
Embora seu surgimento seja recente, década de 50, os progressos que a nanotecnologia já foi capaz de alcançar são surpreendentes. Suas aplicações vão desde a eletrônica até a indústria alimentícia, passando pela Medicina e setor energético.
Origem da nanotecnologia
A ideia de manipular partículas minúsculas individualmente com o intuito de desenvolver produtos inéditos ocorreu por volta de 1950. Na ocasião, o físico Richard Feynman lançou as bases conceituais da nanotecnologia em 1959.
Anúncios
No entanto, o termo ‘nanotecnologia’ foi cunhado depois, em 1974, pelo engenheiro japonês Norio Taniguchi, em um artigo onde descreveu a possibilidade de manipular átomos e moléculas em uma escala nanométrica. Sendo assim, a nanotecnologia consiste em um campo multidisciplinar, que se concentra na manipulação e no controle de materiais em uma escala extremamente pequena, chamada de escala nanométrica.
Um nanômetro refere-se a uma unidade de medida equivalente a um bilionésimo de metro. O que significa que a nanotecnologia lida com estruturas e fenômenos em nível atômico e molecular, visando produzir novas ferramentas com especificidades singulares e melhoradas.
Anúncios
Como dissemos, a nanotecnologia encontra aplicação em uma variedade de campos do saber com infinitas possibilidades. Vamos, agora, conhecer um pouco mais sobre alguns usos da nanotecnologia nos principais campos.
Quais as funcionalidades da nanotecnologia?
As funcionalidades da nanotecnologia abrangem diversos setores e está em constante crescimento, com avanços significativos em variados domínios da ciência e engenharia. Confira!
1. Eletrônica
Nessa área, a nanotecnologia auxilia na criação de componentes e dispositivos, o que resulta em transistores mais poderosos, circuitos integrados mais densos e complexos, telas de alta resolução e armazenamento de dados mais eficiente.
Além disso, a nanotecnologia contribui para o desenvolvimento de processadores quânticos e materiais semicondutores avançados. Sua influência também se estende aos eletroeletrônicos vestíveis, prometendo uma nova era de dispositivos mais leves e flexíveis.
As telas de cristal líquido (LCDs), presentes em muitos dispositivos eletrônicos, como smartphones, TVs e monitores de computador, são um exemplo do uso da nanotecnologia em produtos do dia a dia.
2. Medicina
Uma das grandes promessas da nanotecnologia está na área da Medicina. Ela possibilita sistemas avançados de administração de medicamentos dentro do corpo, terapias controladas, diagnósticos mais precisos e imagens médicas em alta resolução.
Além de facilitar cirurgias menos invasivas, regenerar tecidos e órgãos e combater doenças infecciosas. Fora a capacidade de monitoramento contínuo e diagnóstico em tempo real por meio dos sensores nanométricos.
Um exemplo valioso da nanotecnologia são as nanopartículas que transportam medicamentos diretamente para células específicas do corpo. Isso permite tratamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais, especialmente em casos de câncer.
3. Energia
A nanotecnologia, na área de energia, está sendo aplicada na criação de células solares mais eficientes, na conservação de energia em baterias e supercapacitores, na melhoria de tecnologias de células de combustível e na captura de carbono.
Também está sendo utilizada em materiais termoelétricos, filtros de combustíveis e na conversão de energia do ambiente. Esses avanços têm a capacidade de transformar a produção e o emprego de energia, promovendo fontes mais limpas e sustentáveis.
Como é o caso das células solares de ponto quântico. Estas utilizam nanocristais semicondutores extremamente pequenos para a conversão da luz solar em energia elétrica com alta eficiência.
4. Meio ambiente
A nanotecnologia contribui na promoção da sustentabilidade e na mitigação dos impactos ambientais. Sua aplicação acontece em diferentes esferas, como tratamento de água, remediação de solos contaminados, monitoramento ambiental e materiais sustentáveis. Como também promove a eficiência energética em edifícios, gestão de resíduos e conservação de ecossistemas.
A nanotecnologia oferece soluções para enfrentar os desafios ambientais globais e contribui para a geração de um futuro mais sustentável. Um exemplo prático é o uso de nanopartículas, como as de ferro, que removem contaminantes do solo. Elas têm uma capacidade de interação muito maior com os contaminantes por serem muito pequenas.
5. Indústria alimentícia
A nanotecnologia está impulsionando avanços na indústria de alimentos e agricultura. Assim, pode ser usada em embalagens para prolongar a vida útil dos alimentos e em métodos de liberação controlada de nutrientes em fertilizantes.
Além disso, também pode ser utilizada para desenvolver pesticidas de liberação gradual, melhorar a qualidade dos alimentos e criar suplementos nutricionais mais eficazes. Além de auxiliar na detecção de contaminantes em alimentos e na otimização da produção agrícola.
Em suma, a aplicação da nanotecnologia na indústria de alimentos se dá pela aplicação de nanopartículas em embalagens para melhorar a segurança e a longevidade dos produtos alimentícios, pela liberação de substâncias antimicrobianas ou antioxidantes de forma controlada
Tá na mão! O universo microscópico pode ser surpreendente, não é mesmo? Os avanços da nanotecnologia estão só começando. Mas enquanto a gente espera os próximos capítulos, dê uma olhada nessas tecnologias emergentes que transformarão o mundo.