Novembro azul: 4 dicas para prevenir o câncer de próstata

Toque de alerta: Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce

Os homens têm fama de não se cuidarem, mas você não precisa fazer parte dessa realidade. Saiba agora como prevenir o câncer de próstata com essas dicas.

Anúncios

novembro azul
Fonte: Freepik

Terminou o Outubro Rosa e outro mês colorido começa. O mês de novembro se pinta de azul para as comemorações do Novembro Azul, movimento internacional para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata.

Aliás, você sabia que o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens em todo o mundo? Diante desse fato, torna-se urgente a conscientização a respeito do tema. Por isso, a importância do Novembro Azul, mês dedicado à saúde masculina.

O que é e como surgiu o Novembro Azul?

O Novembro Azulconsiste em uma campanha de conscientização a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ela acontece durante todo o mês de novembro, em especial, dia 17, considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Anúncios

A campanha Novembro Azul teve origem na Austrália, em 2003, como uma iniciativa da Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos. A ideia inicial era promover a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina em geral.

Com o tempo, a campanha ganhou proporções globais. Desse modo, em diversos países ao redor do mundo, o mês de novembro passou a ser dedicado à sensibilização da saúde masculina, sobretudo o câncer de próstata.

Anúncios

No Brasil, a campanha chegou por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011. Assim, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) se uniram para a divulgação da campanha, transformando-se no maior movimento pela saúde do homem.

Dicas de prevenção ao câncer de próstata

A prevenção e o diagnóstico precoce são importantes para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa se cuidar ou, quem sabe, ajudar um ente querido.

1.   Faça exames regulares

As consultas médicas e a realização de exames regulares não são importantes apenas para manter a saúde, mas também para a verificação de qualquer alteração no estágio inicial. E, assim, ter maiores chances de tratamento e cura.

Existem dois tipos de exames que podem identificar precocemente qualquer alteração na glândula prostática. Esses exames são o toque retal, principal exame para a detecção, e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).

O primeiro exame consiste em uma avaliação física feita pelo médico, o qual irá inserir o dedo indicador no reto para sentir a superfície da próstata. Dessa forma, o médico consegue detectar possíveis alterações na textura, tamanho e forma da glândula.

O segundo diz respeito ao exame feito por meio da análise sanguínea, que mede os níveis de PSA produzida pela próstata. Elevações anormais nos níveis desse antígeno podem indicar a presença do câncer de próstata.

Entretanto, o aumento no PSA não indica o diagnóstico definitivo de câncer. Sendo assim, há necessidade de que sejam realizados exames complementares para uma avaliação mais precisa.

2.   Tenha um estilo de vida saudável

Manter uma dieta equilibrada e criar hábitos saudáveis são atitudes que previnem o aparecimento de doenças. Por isso, consuma mais frutas, verduras, legumes e alimentos com baixo teor de gordura. E menos alimentos processados, gordurosos e ricos em açúcar.

Além disso, a alimentação influencia diretamente o peso. Sendo outro fator que pode contribuir para o surgimento de doenças. Inclusive, a obesidade está associada a um maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Portanto, a prática de atividades físicas regularmente também se torna uma aliada. Ela está associada a diversos benefícios para a saúde e pode ajudar na prevenção de várias condições, incluindo o câncer de próstata.

3.   Reduza o consumo de álcool e tabaco

A ingestão de álcool em excesso pode levar a danos no DNA e a alterações hormonais que podem contribuir para o desenvolvimento de células cancerígenas. Portanto, a moderação no consumo de álcool representa uma peça fundamental para a sua saúde.

Além do álcool, os produtos químicos presentes no cigarro, incluindo as substâncias carcinogênicas, também podem causar danos ao material genético das células e contribuir para o desenvolvimento de tumores.

4.   Conheça o seu histórico familiar

Por fim, a predisposição genética da sua família pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da doença. Portanto, compreender se há casos de câncer de próstata entre parentes próximos pode fornecer informações para avaliar o risco individual.

Vale dizer que ter um histórico familiar de câncer de próstata não significa, necessariamente, que você desenvolverá a doença. No entanto, saber dessa informação permite uma atenção mais individualizada para a prevenção e o rastreamento.

É isso! Aproveite o Novembro Azul e faça um check-up completo. Lembre-se que se cuidar também é coisa de homem! E para não te deixar na mão, apresentamos uma forma de montar uma academia dentro de casa e otimizar seu tempo.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo