Além dos carboidratos: descubra os segredos da dieta cetogênica
Maior ingestão de gordura boa e menos carboidrato. Essa é a receita para quem quer adotar a dieta cetogênica. Confira!
Anúncios
Você faz parte do grupo de pessoas que adora descobrir dietas novas? Ou das que ficam céticas diante de tantas opções? Independentemente da resposta, vale a pena conferir o que é e quais os benefícios da dieta cetogênica. Afinal, ela pode ser o que estava procurando.
Essa dieta pode ser compreendida como uma vertente da prática low carb, dado que há restrição em relação ao consumo de carboidratos. Ficou interessado? Vem com a gente descobrir os segredos dessa dieta.
Mas o que é dieta cetogênica?
A dieta cetogênica consiste na restrição rigorosa de carboidratos. O que leva o corpo a produzir moléculas chamadas corpos cetônicos, que são utilizados como fonte de energia no lugar da glicose.
Anúncios
A fama dessa dieta está nesse ponto, uma vez que ela pode resultar em uma maior queima de gordura e pode ser benéfico para alguns indivíduos que buscam perder peso.
Nesse sentido, os alimentos permitidos incluem carnes, peixes, ovos, laticínios com teor reduzido de carboidratos, nozes, sementes e vegetais não amiláceos. Por outro lado, alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas e açúcares, são bem limitados.
Anúncios
Embora a dieta cetogênica tenha mostrado eficácia na perda de peso e no controle do açúcar no sangue, aqueles que a seguem devem sempre monitorar a ingestão de nutrientes e garantir uma variedade de alimentos para evitar deficiências nutricionais.
Como a dieta cetogênica funciona?
A dieta cetogênica funciona alterando a fonte principal de energia do corpo. Normalmente, o corpo quebra os carboidratos em glicose para obter energia. Na cetose, o fígado converte gorduras em corpos cetônicos, que servem como uma alternativa à glicose.
Ao reduzir significativamente a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de gorduras saudáveis, a dieta induz esse estado metabólico. Dessa forma, há uma maior queima de gordura para energia, resultando em perda de peso.
Entretanto, é fundamental manter um equilíbrio adequado de macronutrientes e micronutrientes para garantir a nutrição adequada. Além disso, a transição para a cetose pode causar efeitos colaterais temporários.
Para não ficar dúvidas, a cetose é um estado metabólico no qual o corpo, devido à escassez significativa de carboidratos na dieta, começa a quebrar as gorduras em corpos cetônicos. Sendo assim, essas substâncias tornam-se uma fonte alternativa de energia, substituindo a glicose. Vale ressaltar que esse processo ocorre principalmente no fígado.
Quais os benefícios da dieta cetogênica?
Como toda prática alimentar, os efeitos podem variar de pessoa para pessoa. Dito isso, vejamos alguns benefícios mais comuns associados à dieta cetogênica, além da potencial perda de peso.
1. Controle do açúcar no sangue
Claro que com a dieta cetogênica haverá controle do açúcar no sangue. Posto que envolve uma restrição significativa de carboidratos, geralmente, limitando a ingestão a cerca de 20-50 gramas por dia.
Dessa forma, observa-se uma diminuição nos níveis de glicose no sangue, pois há menos carboidratos disponíveis para conversão em glicose. Ponto muito positivo para quem tem sensibilidade à insulina.
Além disso, uma ingestão constante e controlada de carboidratos pode levar a menos flutuações nos níveis de glicose no sangue ao longo do dia. Nesse sentido, há uma estabilidade que pode ser benéfica para quem precisa controlar o diabetes.
2. Melhoria do perfil lipídico
Algumas pesquisas sugerem que a dieta cetogênica pode aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), que é considerado benéfico para a saúde cardiovascular. Nesse sentido, vê-se melhorias, posto que o HDL está envolvido no transporte do colesterol das artérias para o fígado, onde pode ser processado e removido do corpo.
Além disso, a dieta cetogênica pode levar a uma diminuição nos níveis de triglicerídeos, um tipo de gordura presente no sangue. O que pode ser especialmente benéfico, já que níveis elevados de triglicerídeos estão associados a um maior risco cardiovascular.
3. Manutenção da saúde mental
A estabilidade nos níveis de glicose proporcionada pela dieta cetogênica pode contribuir para uma sensação de energia mental mais constante, evitando picos e quedas associados ao consumo de carboidratos simples.
Além disso, a dieta cetogênica pode modular a produção e a ação de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que desempenham papéis importantes no humor e na saúde mental. Inclusive, a dieta cetogênica tem sido tradicionalmente utilizada no tratamento de epilepsia. E há pesquisas em andamento explorando seu potencial benefício em distúrbios neuropsiquiátricos, como ansiedade e depressão.
Por fim, algumas pessoas relatam melhoria na clareza mental e na concentração após a adaptação à cetose. Nesse sentido, mostram que seus cérebros estão eficientemente usando corpos cetônicos como fonte de energia.
Tá na mão! Caso queira adotar a dieta cetogênica, consulte um profissional da saúde para melhores resultados. E claro, cuide de todo o corpo, por isso, inclua esses hábitos indispensáveis para uma rotina de cuidados com a pele. Até mais!