COMO SURGIU O YOUTUBE? - KiwiAppz

COMO SURGIU O YOUTUBE?

Descubra o YouTube, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.

Anúncios

Fonte: Freepik

O YouTube é uma plataforma de vídeos online onde os usuários podem assistir, produzir e compartilhar conteúdos diariamente. É uma rede colaborativa com todos os tipos de conteúdo onde você pode ser criador e espectador. Mas qual a história dessa plataforma que em 2006 foi eleita a “pessoa” do ano pela revista TIME? Vem descobrir!

CRIADORES

Fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim em fevereiro de 2005, nos Estados Unidos, o YouTube é uma das maiores plataformas de vídeo do mundo.
Os amigos que trabalhavam para o PayPal resolveram criar a plataforma como forma de simplificar a forma de envio de vídeos grandes, já que por e-mail muitas vezes isso não é possível. Apesar de ser criado em fevereiro de 2005, o site só foi lançado em dezembro do mesmo ano e fez tanto sucesso que em outubro de 2006, o YouTube foi comprado pelo Google por US$ 1,65 bilhão.

POPULARIDADE E INOVAÇÕES

Com a venda da plataforma pelo Google, o YouTube que já era um sucesso, ficou ainda mais popular. Agora os clipes que passavam em alguns programas de TV em horários definidos, podiam ser vistos a qualquer momento, quantas vezes quiséssemos. Podíamos postar ou encontrar vídeos de temas diversos. O YouTube é o segundo site mais visitado do mundo, perdendo apenas para seu dono Google. A plataforma está presente em mais de 100 países, conta com mais de 2 bilhões de usuários, recebe 500 horas de vídeo por minuto, está disponível em 80 idiomas e mais tem mais de 1 bilhão de horas assistidas por dia. Os usuários chegam a passar mais de 1 hora assistindo vídeos pelo celular.

Anúncios

Grande parte de sua receita é feita com anúncios que foram iniciados em agosto de 2007, mas com a chegada de novos concorrentes, o YouTube resolveu se atualizar criando o YouTube Premium, onde você consegue assistir vídeos sem anúncios, baixar o conteúdo para assistir offline, conseguir usar o aplicativo em segundo plano sem que o vídeo pare e tem acesso ao YouTube Music (plataforma de música do app). Além disso a rede resolveu inovar criando a aba shorts onde são transmitidos os vídeos curtos de até 60 segundos e a opção de ver transmissões ao vivo.

UMA NOVA FONTE DE RENDA

O YouTube foi o precursor de muitos memes e muitos virais, como o clipe de Gangnam Style do cantor coreano Psy que fez tanto sucesso em seu lançamento que “quebrou” o YouTube, que contava até 2,1 bilhões de visualizações, mas após o hit teve que mudar seu algoritmo. Atualmente o posto de vídeo mais visto do YouTube é da canção Baby Shark Dance, com mais de 13 bilhões de visualizações.
Também se tornou uma grande fonte de renda para os chamados “youtubers” que tem como profissão criar conteúdo para a plataforma.

Anúncios

Nomes como MrBeast, PewDiePie e muitos outros carregam uma legião de fãs com mais de milhões de inscritos. No Brasil, também temos grandes nomes no meio como Whindersson Nunes e Felipe Neto. Os criadores da plataforma também conseguem receber pelo SuperChat recurso que foi criado em 2017 para que os comentários de quem envia dinheiro para as transmissões ao vivo fica em alta, fazendo com que o criador leia esses comentários primeiro e podem criar a aba de assinaturas no canal, onde a audiência paga para receber conteúdos exclusivos.

PRÓXIMOS PASSOS

Com o avanço da tecnologia e da I.A., nenhum streaming pode ficar pra trás. O Youtube já vem fazendo
Outra novidade é que o YouTube deve criar uma extensão para que o Bard (I.A. do Google) interpretar os vídeos da rede e consiga responder sobre eles e ainda oferecer conteúdos relacionados ao assunto. Mas nem de novidades boas se vive a plataforma, a rede planeja exibir anúncios em vídeos pausados na TV, uma vez que é uma das plataformas online mais vistas em aparelhos de televisão, sem contar com o esforço que a rede tem feito para proibir a utilização de adbloclkers na plataforma, que tem irritado muitos usuários que não curtem ficar pulando anúncios ou tendo os vídeos interrompidos.

Mesmo com o mercado saturado, a plataforma continua se reinventando e ainda atende as demandas necessitadas pelo seu público, fazendo com que ela continue sendo relevante após 19 anos de sua criação. A cada dia mais cresce o número de canais gerando mais de140 mil empregos só no Brasil! Se você tem uma marca, ou sonha em ser um youtuber, apostar em vídeos na plataforma é uma ótima.

É impossível não ser um usuário do YouTube atualmente, né? Parece impossível imaginar que já vivemos sem um lugar em que encontramos ajuda de como fazer um origami ou como trocar a bateria do carro. Mas e você, curtiu saber mais sobre a história da rede? Até mais!

Milena Santos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo