5 benefícios do chá para você beber todo dia

Os melhores benefícios do chá para incluí-lo na sua rotina

Lembre-se de escolher chás de boa qualidade e prepará-los corretamente para obter as vantagens de suas propriedades.

Anúncios

benefícios do chá
Fonte: Freepik

O chá vai além do simples sabor, é umaliado da saúde que brota da terra e se transforma em puro bem-estar. Afinal, os benefícios do chá são tantos quanto as folhas que o compõem, desde o relaxamento da mente até a fortificação do corpo.

Em cada xícara, desfrutamos de uma rica fonte de antioxidantes. Para quem busca uma vida mais leve, o chá é o companheiro ideal. Então, confira a seguir os melhores benefícios do chá para você tomar hoje, quem sabe enquanto lê esse texto.

1.   Ação antioxidante

A chave para os benefícios do chá reside na riqueza de compostos antioxidantes. Estes são combatentes incansáveis dos radicais livres, aquelas moléculas instáveis que geram estresse oxidativo, danificando células e tecidos.

Anúncios

Desse modo, o chá, com seu arsenal de antioxidantes, atua como um escudo natural, protegendo o corpo contra o envelhecimento precoce, doenças crônicas, como as cardíacas e diabetes, e também contra inflamações.

Para obter os benefícios da ação antioxidante, escolha o chá verde, rico em catequinas, potentes antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem as células. Ou ainda o chá branco, que contém flavonoides, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce.

Anúncios

Também pode optar pelo chá de hibisco, visto que ele é rico em antocianinas, potentes antioxidantes que protegem as células do cérebro. Sem contar o chá de camomila, que contém azuleno, o qual combate os radicais livres.

2.   Propriedades anti-inflamatórias

A inflamação é uma resposta natural do corpo a agressores externos e internos. No entanto, quando a inflamação se torna crônica, pode levar a diversos problemas de saúde, como artrite, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Desse modo, o chá surge como um aliado natural no combate à inflamação crônica. Mesmo porque diversos tipos de chá possuem compostos bioativos, que auxiliam na redução da inflamação e seus sintomas, como dor, inchaço e rigidez.

Sendo assim, o chá de gengibre pode ser uma boa escolha, uma vez que contém gingerol, um composto com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajuda a aliviar dores articulares e musculares.

Ou, se preferir, o chá de cúrcuma, isso porque a curcumina, principal componente da cúrcuma, possui propriedades anti-inflamatórias potentes. Inclusive, comparáveis a alguns medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

3.   Melhora da saúde cardiovascular

O coração exige cuidados especiais. Sendo assim, o chá, que contém compostos bioativos, surge como um elixir natural para fortalecer a saúde cardiovascular. Através de seus mecanismos de ação, o chá contribui para redução do colesterol, controle da pressão arterial e também na melhora da circulação sanguínea.

Para alcançar os benefícios, escolha o chá de hibisco, porque é rico em antocianinas, que combatem os radicais livres e auxiliam na redução da pressão arterial. Também pode ser o chá de espinheiro branco, que possui flavonoides e proantocianidinas que melhoram a circulação sanguínea e fortalecem o coração.

O chá de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes, as quais melhoram a saúde do coração. Ou o chá de ginkgo biloba, o qual atua na melhora da circulação sanguínea e na oxigenação do cérebro, prevenindo doenças como a demência.

4.   Auxílio na digestão

A digestão é um processo essencial para a absorção de nutrientes e o bom funcionamento do corpo. Sendo assim, o chá possui propriedades digestivas, as quais podem ser aliadas naturais para promover uma digestão saudável e aliviar problemas digestivos comuns.

O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, que auxiliam na digestão, aliviam gases, inchaço e náuseas. Além disso, o chá de hortelã-pimenta contém propriedades digestivas e carminativas, ou seja, facilitam a digestão, diminuem a azia e a sensação de estômago cheio.

Por fim, mas não menos importante, o chá de erva-doce também tem propriedades antiespasmódicas e estimulantes da digestão. Desse modo, auxiliam na digestão de gorduras, aliviam gases e até mesmo cólicas.

5.   Aumento da imunidade

O sistema imunológico é a linha de frente do corpo contra doenças. Logo, o chá também apresenta compostos imunomoduladores. Isso torna alguns chás grandes aliados naturais para fortalecer as defesas do organismo e prevenir infecções.

Sendo assim, o chá verde, rico em catequinas, estimula a produção de células de defesa e combate os radicais livres. Já o chá de equinácea tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que auxiliam na prevenção de gripes e resfriados.

O chá de gengibre, por sua vez, contém características anti-inflamatórias e antimicrobianas, que auxiliam no combate a infecções e na recuperação de doenças. Ou ainda, o chá de hibisco, que também é anti-inflamatório e antioxidante e, então, auxilia na prevenção de doenças e no fortalecimento do sistema imunológico.

Tá na mão! Seja qual for o seu objetivo, desfrute de todos os benefícios do chá. Mas se você é do time do café, já experimentou café sem açúcar? Se não, então conheça os principais benefícios em deixar o açúcar de lado. Até a próxima!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo