Aprenda a manter a postura correta e melhore sua qualidade de vida
Manter a postura correta é um hábito que precisa ser adquirido com o tempo.
Anúncios
Você sente dores nas costas ou no pescoço? Isso pode ser sinal de que sua postura não está correta. Ao sentar, deitar, caminhar e até mesmo fazer exercícios físicos, é preciso manter a postura adequada para não causar lesões.
Caso se interesse pelo assunto e queira acabar com as dores, fique até o final que vamos dar dicas para o dia a dia e também exercícios que fortalecerão seus músculos e te farão sentir mais confiante. Aproveite!
1. Consciência corporal
A consciência corporal é uma ferramenta para manter a postura correta e prevenir dores e desconfortos. Posto que ela se baseia em conhecer e controlar seu corpo, permitindo que você identifique e corrija vícios posturais que podem prejudicar sua saúde.
Anúncios
Ao ter consciência do seu corpo, você consegue perceber como está se posicionando em cada momento, seja em pé, sentado ou realizando alguma atividade. Com essa percepção, você pode identificar e corrigir desvios posturais, antes que causem problemas mais sérios.
Dessa forma, ao realizar qualquer atividade, seja consciente dos seus movimentos e do posicionamento do seu corpo. Para ajudar, pratique exercícios que promovem a consciência corporal, como yoga, pilates e tai chi chuan.
Anúncios
2. Ergonomia no ambiente de trabalho
A ergonomia no ambiente de trabalho também é importante para manter a postura correta e evitar dores e lesões, principalmente para quem passa horas sentado. Assim, ela visa adaptar o ambiente às suas necessidades físicas, criando um espaço que te permita trabalhar de forma confortável e segura.
Além disso, a ergonomia permite ajustar a altura da sua mesa, cadeira e monitor para que você se posicione de forma correta e, consequentemente, evita sobrecarga muscular e problemas na coluna.
Com o ambiente adaptado, você consegue manter a postura ideal durante o trabalho, com os pés apoiados no chão, joelhos flexionados em 90 graus, coluna ereta e ombros relaxados. Aliás, a ergonomia previne o desenvolvimento de doenças ocupacionais, como tendinite, bursite, LER e DORT.
Sendo assim, ajuste a altura da cadeira para que seus pés fiquem apoiados no chão e seus joelhos flexionados em 90 graus. E não esqueça de ajustar o monitor: a parte superior da tela precisa estar na altura dos seus olhos.
3. Exercícios de fortalecimento
Com certeza, para manter a postura e prevenir algum tipo de dor, é imprescindível fortalecer os músculos. Até porque os músculos fortes estabilizam a coluna vertebral e te permitem manter a postura ideal durante o dia a dia.
Além disso, músculos fortes, principalmente os do core (região abdominal e lombar), proporcionam maior estabilidade à coluna vertebral, te ajudando a manter a postura ereta, além de contribuir para o equilíbrio e evitar desvios posturais ou quedas.
Se você não está habituado a praticar exercícios físicos, comece com exercícios leves e vá aumentando a intensidade gradativamente. Não deixe de incluir exercícios específicos para fortalecer o core, como pranchas, abdominais e elevações de perna.
Faça exercícios para fortalecer os músculos das costas, como remadas e extensões de costas. E também fortaleça os músculos dos ombros. Como já foi dito, o pilates e a yoga são ótimas opções para fortalecer os músculos e melhorar a postura.
4. Intervalos e movimento
Fazer pausas regulares e se movimentar são dicas simples, porém eficientes, para manter a postura correta e evitar dores e desconfortos. Posto que passar longos períodos na mesma posição, seja sentado ou em pé, pode sobrecarregar os músculos e causar rigidez.
Levantar-se e movimentar-se a cada 30-60 minutos melhora a circulação sanguínea e ainda reduz a fadiga muscular. Durante as pausas, pratique exercícios de consciência corporal para que você perceba como está se posicionando e, assim, corrigir vícios posturais.
5. Cuidados com dispositivos eletrônicos
Como passamos grande parte do tempo em frente a dispositivos eletrônicos como computadores, tablets e smartphones, precisamos que essa rotina seja acompanhada de cuidados específicos, pois pode prejudicar a postura e causar diversos problemas.
A inclinação da cabeça para olhar o celular, a curvatura da coluna para digitar no notebook e a falta de apoio para os braços ao usar o computador podem gerar desvios posturais. Portanto, estabeleça limites para o tempo que você passa em frente às telas e busque atividades alternativas para o seu lazer.
Contudo, se for usar dispositivos eletrônicos, lembre-se de posicioná-los de maneira que não force o pescoço para baixo. E, claro, mantenha-os na altura dos olhos para reduzir o estresse na coluna cervical.
Com dedicação e os conhecimentos certos, você conseguirá manter a postura e levar uma vida com mais qualidade. E para te ajudar ainda mais, veja algumas dicas para cuidar da saúde mental. Ficamos por aqui, até breve!