Dicas práticas para economizar energia e reduzir a conta de luz
Sofrendo com a conta de luz alta? Aplique essas dicas no dia a dia e pague menos na conta de luz.
Anúncios
Se tem uma coisa que a vida adulta impõe em todo mundo, é ter que pagar contas todo mês. E a conta de luz, sem dúvidas, está como uma das mais altas. Portanto, é importante entender como economizar energia.
Aqui vão algumas dicas bem práticas, que você pode aplicar todos os dias para diminuir a conta de energia. Algumas são bem simples, como não deixar luz ligada onde não tem ninguém, e outras talvez você não conheça, mas certamente irão te ajudar. Confira!
1. Substituição de lâmpadas
Lâmpadas de LED são altamente recomendadas em comparação com as tradicionais lâmpadas incandescentes. Posto que os LEDs utilizam menos energia para gerar a mesma quantidade de luz, além de durarem muito mais tempo.
Anúncios
Além disso, as lâmpadas de LED são conhecidas por sua eficiência energética. Assim, elas convertem uma maior porcentagem de energia em luz, enquanto as lâmpadas incandescentes tendem a dissipar uma parte significativa da energia como calor.
Outro ponto positivo das lâmpadas de LED está em uma vida útil muito mais longa em comparação com as lâmpadas tradicionais. Isso significa que você não só economiza energia, como também reduz a frequência de substituição, minimizando resíduos.
Anúncios
Ao adotar lâmpadas de LED, você está fazendo uma escolha mais ecológica, uma vez que essas lâmpadas contêm materiais menos tóxicos em comparação com as lâmpadas fluorescentes compactas e não emitem radiação ultravioleta.
Obviamente, manter lâmpadas acesas em ambientes desocupados significa desperdiçar energia que poderia ser utilizada de maneira mais eficiente. Logo, desligar as luzes quando não são necessárias é uma forma simples de diminuir o consumo energético. E isso vale para qualquer tipo de lâmpada usada, viu?!
2. Desconexão e configuração dos equipamentos eletrônicos
Muitos equipamentos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão em modo de espera. Dessa forma, desligar completamente os que não estão em uso contribui significativamente para poupar energia.
Assim como agrupar dispositivos em uma régua de tomadas pode facilitar o desligamento simultâneo. Essa é uma dica útil para aparelhos periféricos conectados a um computador ou dispositivos de entretenimento.
Além disso, verifique as configurações de economia de energia nos seus dispositivos eletrônicos, como computadores e monitores. Dado que ajustar essas configurações pode diminuir o gasto de energia durante períodos de inatividade.
E claro, os carregadores de dispositivos como smartphones e laptops consomem energia mesmo quando não estão conectados aos dispositivos. Assim, desconectá-los enquanto não estiverem em uso é uma prática simples, mas eficaz.
3. Eletrodomésticos eficientes
Ao comprar novos eletrodomésticos, procure pela etiqueta de classificação energética. Geralmente representada por letras de A a G (sendo A a mais eficiente), essa classificação indica o quão eficiente o eletrodoméstico é no quesito consumo de energia.
Além disso, mantenha seus eletrodomésticos em bom estado, para garantir a eficiência duradoura. Desse modo, limpar filtros, verificar vedações e realizar a manutenção preventiva recomendada pelo fabricante são práticas importantes para poupar energia.
E lembre-se: refrigeradores e freezers consomem uma quantidade significativa de energia. Então, escolha modelos com tecnologias de economia de energia, como compressores inverter, e ajuste a temperatura conforme as recomendações do fabricante.
Aliás, opte também por fogões e fornos eficientes em termos energéticos. Atualmente, alguns modelos vêm com recursos de temporizador e sensor que desligam automaticamente o aparelho quando não é mais necessário.
4. Painéis solares
Você já ouviu falar em painéis solares? Eles são compostos por células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. Quando a luz solar incide sobre essas células, ela gera corrente elétrica, criando assim eletricidade.
Dessa forma, a eficiência dos painéis solares tem aumentado ao longo dos anos. Atualmente, muitos painéis têm eficiência na faixa de 15% a 22%, o que significa que podem converter essa porcentagem da luz solar em eletricidade utilizável.
Em sistemas mais avançados, é possível integrar soluções de armazenamento de energia, como baterias, para aproveitar a eletricidade gerada quando o sol não está brilhando, permitindo um uso contínuo e independente da rede elétrica.
Além disso, a instalação de painéis solares pode resultar em uma redução de mais de 50% nas contas de energia a longo prazo. Uma vez que a energia gerada pelo sistema solar pode ser utilizada para abastecer as necessidades elétricas da residência.
Inclusive, a utilização de painéis solares colabora para a redução da pegada de carbono, já que a energia solar é uma fonte limpa e renovável. Isso porque a produção de energia a partir do sol não emite gases de efeito estufa ou poluentes atmosféricos.
É isso! Com essas dicas para economizar energia, você verá sua conta de luz reduzir significativamente. E como sempre pensamos em você, veja também essas dicas de como reduzir o consumo de plástico e tornar-se mais sustentável.