Além do FPS: dicas de como escolher o protetor solar perfeito para você
Você sabe qual o seu tipo de pele? Afinal, a escolha do protetor solar ideal vai além do fator de proteção solar.
Anúncios
Antes de começar, vai aí uma perguntinha rápida: você passa protetor diariamente? Mesmo em dias nublados? Esperamos que sim! O uso diário traz inúmeros benefícios, por isso a importância de saber como escolher o protetor solar ideal.
Afinal, todo mundo ama tomar sol, ir à praia, ainda mais no verão, não é mesmo?! Mas o calor e o sol podem prejudicar a pele, principalmente das crianças e dos idosos. Sendo assim, trouxemos dicas valiosas para te ajudar a definir qual o melhor protetor solar para você. Se liga aí!
Você sabe qual a importância do protetor solar?
O protetor solar possui papel importantíssimo na preservação da saúde da pele e na prevenção de uma série de problemas associados à exposição solar.
Anúncios
O seu maior benefício consiste na proteção contra as radiações ultravioleta (UV), que podem causar danos significativos à cútis. Talvez você se pergunte: “o que são os raios UVA e UVB e quais as diferenças entre eles?”. Fique tranquilo, vamos explicar!
Os raios ultravioletas A (UVA) penetram mais fundo na pele, afetando as camadas mais internas. Dessa forma, são os grandes contribuintes para o envelhecimento, causando rugas, perda de elasticidade e manchas. Falando nisso, há diversos hábitos que podem causar o envelhecimento da pele, fora a falta do filtro solar.
Anúncios
Já os raios ultravioletas B (UVB), por sua vez, são os primeiros causadores de queimações causadas pelo sol e estão associados ao surgimento de câncer de pele. Sua intensidade varia no decorrer do dia e fica mais pronunciada durante o verão. Por isso, a importância de um filtro que ofereça uma proteção de amplo espectro, abrangendo os raios UVA e UVB.
Sem contar ainda que o uso de protetor também evita queimaduras solares e contribui para a prevenção de desconforto e descamação associados a essa exposição. Além disso, ele auxilia na prevenção da hiperpigmentação, impedindo o surgimento de manchas escuras na pele.
Nesse sentido, o uso regular de protetor solar se torna benéfico para todos os tipos de pele, independentemente da tonalidade e da idade da pessoa.
Vale ainda lembrar que, além dos benefícios estéticos, proteger a pele das lesões causados pelo sol contribui para a saúde geral, evitando complicações dermatológicas e promovendo um cuidado eficaz em todas as estações do ano.
Como escolher o protetor solar: 3 dicas essenciais!
Entendido até aqui todos os benefícios acima listados, saber como escolher o protetor solar ideal para você garante um cuidado mais eficiente. Sendo assim, compilamos 3 dicas indispensáveis para antes da compra. Confira-as!
Identifique seu tipo de pele
Primeiramente, entenda o seu tipo de pele. Afinal, cada tipo tem suas particularidades, exigindo cuidados específicos para assegurar a eficácia da ação do protetor solar. Porém quais são os tipos que existem?
● Peles sensíveis
As peles sensíveis são caracterizadas por uma maior reatividade a estímulos externos, podendo apresentar sensações de coceira, queimação, vermelhidão ou irritação com mais facilidade do que outros tipos. Caso esse seja o seu, busque por protetores solares hipoalergênicos e sem fragrância, com fórmulas suaves que evitem ingredientes irritantes.
● Peles oleosas
Já aspeles oleosas são definidas por uma produção excessiva de óleo, conhecido como sebo. O que resulta em uma aparência brilhante, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo), e pode estar associada a poros dilatados.
Para essa pele, o protetor deve ter consistência mais leve, como gel ou spray, e produtos ‘oil-free’ para gerenciar o brilho.
● Peles secas
Por outro lado, as peles secas são identificadas pela falta de hidratação adequada e pela incapacidade de reter a umidade. Apresentando, assim, uma variedade de sinais e sintomas associados à desidratação cutânea.
Sendo assim, a escolha recai sobre filtros solares que contenham ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico, e texturas mais cremosas.
● Peles mistas
Por fim, as peles mistas são marcadas pela combinação de características de diferentes tipos de pele. Geralmente, a zona T tende a ser mais oleosa, enquanto as bochechas e a região dos olhos podem ser mais secas. Assim sendo, exigem um equilíbrio nos cuidados.
Logo, a recomendação está em escolher protetores solares que atendam às diferentes necessidades de cada região do rosto. Inclusive, ter uma rotina de cuidados com a pele contribui para que ela esteja sempre saudável.
Escolha o fator de proteção solar (FPS)
O FPS mostra a capacidade do filtro solar em prolongar o tempo que você pode permanecer ao sol sem sofrer queimaduras, comparado ao tempo sem proteção. Nesse sentido, avaliar o tom de pele garante ainda mais proteção.
Dessa forma, o tom de pele desempenha um papel significativo na escolha adequada do FPS. Isso porque diferentes tons de pele têm níveis variados de melanina, o pigmento que confere cor à pele, como também alguma proteção natural contra os raios solares.
Quem tem a pele clara têm menos melanina e, portanto, são mais suscetíveis às lesões cometidas pelos raios UV. Por isso, recomenda-se um FPS mais alto, geralmente de 60, para proporcionar uma boa proteção.
Porém os tons de pele médios têm uma quantidade moderada de melanina, oferecendo uma certa proteção natural. No entanto, ainda necessitam de um FPS significativo, entre 15 e 30, para proteger contra queimaduras e lesões a longo prazo.
Já quem tem a pele escura têm mais melanina, o que confere uma maior proteção natural contra os raios solares. Embora essas peles tenham um risco menor de queimaduras, o uso de filtro com um FPS de 15 ou superior ainda é recomendado.
Além do tom de pele, fatores como localização geográfica, altitude e tempo de exposição solar devem ser considerados ao escolher o FPS. Em locais com sol intenso, por exemplo, pode ser necessário escolher um FPS mais elevado.
Avalie os ingredientes
Como dissemos anteriormente, para peles sensíveis, o ideal seria optar por protetores solares hipoalergênicos e sem fragrância, minimizando o perigo de irritações. Mas se a pele for seca, escolha produtos com ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico ou vitamina E.
Agora, se você estiver envolvido em atividades aquáticas ou propenso à transpiração, escolher um protetor solar resistente à água se torna essencial. Logo, a necessidade da presença de ingredientes que conferem essa resistência.
Além disso, evitar ingredientes potencialmente irritantes, como parabenos e fragrâncias fortes, também é aconselhável, principalmente para peles sensíveis.
Tá na mão! Com essas dicas de como escolher o protetor solar, você já pode desfrutar do verão e curtir a vida livre de preocupação. Aliás, você sabia que a hidratação auxilia no cuidado com a pele? Pensando em vocês, trouxemos algumas dicas de como se refrescar no verão e sobreviver sem derreter. Aproveite e cuide-se!