Como reduzir o consumo de plástico: 8 dicas para aplicar no dia a dia!
Sacolas reutilizáveis, canudos de aço e escovas de dente de bambu são alguns dos produtos que você pode utilizar ao invés do plástico.
Anúncios
Em nossa sociedade moderna, o plástico representa um dos maiores desafios ambientais que enfrentamos. Estima-se que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e apenas 9% do plástico produzido no universo é reciclado. Desse modo, buscar formas de como reduzir o consumo de plástico é uma responsabilidade que todos podemos assumir para proteger nosso planeta.
Por isso, no post de hoje, iremos explorar 8 maneiras práticas que te permitem diminuir o uso desse material no seu dia a dia. Confira a seguir!
1. Utilize sacolas reutilizáveis
Uma forma simples, mas que pode fazer toda a diferença na hora de reduzir o consumo de plástico é dizer adeus às sacolas plásticas descartáveis. Assim, opte por sacolas reutilizáveis feitas de materiais duráveis, como algodão orgânico ou poliéster reciclado.
Anúncios
Aliás, para ter certeza de que não recorrerá às sacolas plásticas do supermercado, mantenha uma sacola reutilizável sempre por perto, seja em seu carro ou bolsa.
2. Leve consigo garrafas de água reutilizáveis
Investir em uma garrafa de água reutilizável de qualidade é uma das maneiras mais fáceis e eficientes de reduzir o consumo de plástico. Portanto, carregue sua garrafa consigo e encha-a sempre que necessário, evitando a compra de água engarrafada em recipientes plásticos.
Anúncios
Mas, se for o caso de ter que comprar água, vale dizer que já existem empresas que utilizam caixas para a embalar, como a Água na Caixa. A empresa conta com embalagens reutilizáveis feitas quase que totalmente com plantas, sendo 88% renovável e 100% reciclável. Esta é uma alternativa para aqueles que consomem muitas garrafas plásticas de água no dia a dia.
3. Recuse canudos plásticos
Quando estiver em restaurantes ou lanchonetes, recuse os canudos de plástico e opte por beber diretamente do copo. Aliás, no dia a dia, é sempre bom ter o seu próprio canudo de aço inoxidável ou vidro para momentos em que tem que se alimentar fora de casa. Dessa forma, você estará fazendo uma escolha mais sustentável e o ambiente agradece.
4. Opte por produtos a granel
Adote o hábito de comprar itens a granel sempre que possível, como produtos naturais e até mesmo ração para seus pets. Lembrando sempre de levar seus próprios recipientes reutilizáveis quando for às compras para evitar o uso de sacolas plásticas.
Essa ação não apenas reduz drasticamente a quantidade de embalagens plásticas que você utiliza, mas também permite que você economize dinheiro a longo prazo. Isso porque produtos a granel tendem a ser mais baratos.
5. Troque produtos de higiene pessoal descartáveis pelos sustentáveis
O que muitos não sabem é que existem produtos de higiene pessoal sustentáveis que podem ajudar na redução do consumo de plástico. Escovas de dentes de plástico, por exemplo, podem ser trocadas por alternativas ecológicas, como escovas de dentes com cerdas de bambu.
Além disso, trocar o aparelho de barbear de plástico pelo de ferro também é uma ótima opção. Além de ajudar o meio ambiente, esses produtos podem ser uma escolha mais saudável para a sua saúde.
6. Faça escolhas mais conscientes na hora de comprar roupas
Bem sabemos que roupas sintéticas liberam microplásticos na água durante a lavagem, sendo altamente prejudiciais ao meio ambiente. Sendo assim, escolha roupas naturais, como algodão orgânico ou linho, sempre que possível, ou use um filtro de microplásticos nas lavagens para minimizar a poluição ambiental.
7. Recicle o lixo orgânico
Comece a fazer a compostagem de resíduos orgânicos em sua casa, visto que o processo não apenas reduz a necessidade de sacos plásticos para o lixo, mas também fornece um valioso composto para fertilizar o solo.
Em termos simples, a compostagem consiste em um processo biológico em que microorganismos, como bactérias, fungos e minhocas, decompõem a matéria orgânica em compostos mais simples, como húmus.
Aliás, se você possui plantas em casa, pode utilizar o composto para fertilizar a terra, uma vez que ele é rico em nutrientes, além de fortalecer as plantas, tornando-as mais resistentes a doenças e pragas.
8. Não utilize recipientes de plástico para armazenar alimentos
Por fim, mas não menos importante, uma forma bastante simples de como reduzir o uso de plástico é escolhendo recipientes de vidro, aço inoxidável ou silicone em vez de embalagens plásticas para armazenar alimentos. Aliás, esses recipientes são mais seguros para sua saúde e o meio ambiente, além de manterem os alimentos frescos por mais tempo.
Curtiu saber como reduzir o consumo de plástico? Então não se esqueça de compartilhar a postagem com seus amigos nas redes sociais e continue navegando pelo nosso site para acessar mais publicações como essa.