5 dicas de como regular o sono e ter noites mais tranquilas
Nunca mais fique rolando na cama. Com essas dicas, você com certeza dormirá melhor.
Anúncios
Você dorme bem todas as noites? Embora todos sintam sono, poucos sabem como um sono desregulado influencia o humor e a saúde. Mas estamos aqui para mudar isso com essas dicas de como regular o sono.
Coisas simples, como ficar vendo as redes sociais na cama, podem afetar a forma como você dorme. E, dormir mal te faz acordar cansado, sem disposição, podendo desencadear diversos problemas de saúde. Vem com a gente para mudar essa realidade com dicas práticas para manter o sono em dia.
Qual a importância de dormir bem?
Uma boa noite de sono desempenha um papel importante em nosso bem-estar físico e mental. Durante o sono, o corpo passa por processos de recuperação e reparo. Isso inclui a produção de hormônios essenciais, como o do crescimento.
Anúncios
Além disso, o sono auxilia no funcionamento adequado do cérebro. No sono REM, que é a fase mais profunda do sono, ocorre a consolidação da memória e a reorganização das informações adquiridas ao longo do dia.
Nesse sentido, uma noite de sono insuficiente ou de má qualidade pode afetar diretamente nossa capacidade de aprendizado e memória. Assim como pode haver desequilíbrio emocional e o desenvolvimento de distúrbios como a ansiedade e a depressão.
Anúncios
Por outro lado, uma noite bem dormida contribui para a regulação dos neurotransmissores – os mensageiros químicos do cérebro – que influenciam nosso humor e estabilidade emocional. Como também regula o apetite e o metabolismo.
Portanto, garantir uma boa noite de sono não é apenas uma questão de conforto, mas fundamental para o nosso bem-estar geral. Agora, vejamos como regular o sono e transformar o seu dia a dia.
5 dicas de como regular o sono: aplique já!
Como vimos, ter um sono regulado permite a recuperação do corpo, fortalece o sistema imunológico e contribui para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, influencia o humor, a memória e a sensação de descanso ao acordar. Confira como regular o sono com essas dicas simples!
1. Estabeleça uma rotina regular
A primeira dica de como regular o sono não poderia ser outra. Afinal, nosso corpo começa a se adaptar a um ciclo natural, quando seguimos uma rotina regular. Este ciclo, conhecido como ritmo circadiano, tem muita importância na regulação do sono e da vigília.
Nesse sentido, ao manter horários constantes, o corpo começa a se preparar para o sono, o que facilita o processo de adormecer. Assim, o organismo libera a melatonina, que sinaliza ao corpo que é hora de descansar.
2. Crie um ambiente confortável
Ter um ambiente confortável também promove um sono de qualidade. Por isso a necessidade de escolher uma cama confortável, manter a temperatura adequada, controlar a iluminação e minimizar ruídos que possam atrapalhar.
Um ambiente propício ao descanso facilita a preparação do corpo e da mente para adormecer, contribuindo para um sono mais reparador. No entanto, cada pessoa tem suas preferências, por isso ajuste de acordo com o que funciona melhor para você.
3. Evite estímulos luminosos
Outra dica importante e talvez uma das mais difíceis de seguir. Tente evitar estímulos antes de dormir, para preparar o corpo e a mente para o descanso. O que isso significa? Significa que você precisa deixar o celular de lado, ao menos, uma hora antes de deitar.
Dispositivos eletrônicos emitem uma luz azul que interfere na produção natural do hormônio do sono. E aqui vem a importância do tópico anterior de criar um ambiente calmo, sem situações estressantes.
4. Aposte em técnicas de relaxamento
Ao invés do smartphone, que tal incorporar técnicas de relaxamento antes de dormir? Uma estratégia mais eficaz para preparar o corpo e a mente para um sono de qualidade. Sendo assim, você pode fazer meditação, respiração profunda, yoga ou a escuta de música relaxante.
Aliás, essas práticas ajudam a acalmar a mente, liberar tensões físicas e promover um estado de relaxamento profundo, o que facilita a transição do estado de vigília para o sono. Além é claro de diminuir a ansiedade, o que contribui para um estado geral de bem-estar.
5. Não consuma substâncias estimulantes
Por fim, a última dica consiste em evitar substâncias estimulantes que interferem no sono. A cafeína, por exemplo, presente no café e em outros produtos, permanece dentro do corpo por um bom tempo e isso dificulta o adormecimento.
Além disso, a nicotina, encontrada no tabaco, também afeta o sono. Como o álcool, que apesar de inicialmente induzir ao sono, pode resultar em interrupções no ciclo do sono. Logo, evitar o consumo dessas substâncias algumas horas antes de dormir contribui para um sono mais profundo.
Prontinho! Essas dicas de como regular o sono vão transformar suas noites, garantindo uma melhora na saúde e na qualidade de vida como um todo. Inclusive, sabia que o sono regulado é um dos hábitos indispensáveis para uma rotina de cuidados com a pele?