O caminho para uma vida mais ativa: dicas de como sair do sedentarismo
Saiba como incluir atividade física mesmo em meio a uma rotina tumultuada. Com essas dicas, o sedentarismo fará parte do seu passado.
Anúncios
Sabemos que incluir a prática de atividade física na rotina pode ser um desafio e, muitas vezes, deixamos isso de lado. No entanto, com a pandemia da Covid-19, a inatividade aumentou e, agora, já no ‘novo normal’, precisamos buscar formas de como sair do sedentarismo urgentemente.
É fato que, depois de um dia de trabalho exaustivo, o que realmente desejamos é apenas se jogar no sofá, comer qualquer bobagem e descansar. Contudo, existem algumas coisas que você pode encaixar na sua rotina, que não tomarão muito tempo e irão trazer muitos benefícios. Descubra-as a seguir!
Importância do exercício físico
O sedentarismo se caracteriza pela falta ou pela reduzida quantidade de atividade física. Dessa forma, uma pessoa considerada sedentária geralmente passa boa parte do tempo sentada ou deitada, com pouca ou nenhuma prática de exercícios físicos.
Anúncios
Mas, você deve estar se perguntando: por que qual a importância de se manter ativo? A verdade é que exercícios físicos beneficiam tanto o corpo quanto a mente. Eles ajudam a fortalecer os músculos e ossos, melhoram a circulação sanguínea e a capacidade cardiovascular. Além de auxiliar no controle do peso e na prevenção de diversas doenças.
Do ponto de vista mental, a prática regular de exercícios tem demonstrado ser eficaz na redução do estresse e na melhoria do humor, uma vez que promove a liberação de endorfinas. Assim como auxilia na concentração e na função cognitiva.
Anúncios
Para além dos aspectos individuais, o exercício físico contribui para a promoção de uma sociedade mais saudável e ativa. Aliás, adotar um estilo de vida saudável faz as pessoas apresentarem menor incidência de problemas de saúde.
3 dicas de como sair do sedentarismo
O que você precisa ter em mente no início consiste em encontrar o que funciona melhor para você. Feito isso, com persistência e dedicação, será possível deixar o sedentarismo e desfrutar dos benefícios de uma vida mais ativa. Vejamos por onde começar!
1. Comece com atividades simples
Opte por atividades de baixa intensidade, como caminhadas leves, alongamentos e exercícios de baixo impacto. Além disso, ouça o próprio corpo e respeite os seus limites, isso permite identificar qualquer desconforto e assim fazer ajustes conforme necessário.
Aliás, não se preocupe com a velocidade ou a intensidade no início. O foco deve ser na consistência e na construção de uma rotina. À medida que se sentir mais confortável, conseguirá aumentar gradualmente a intensidade e a duração das atividades.
Nesse sentido, definir metas realistas se mostra uma estratégia interessante. Como caminhar uma certa distância em um determinado tempo ou realizar uma série de alongamentos específicos. Aliás, esses objetivos proporcionam um senso de realização e motivam a continuar.
2. Envolva-se em atividades que você goste
Ao buscar uma atividade física, considerar suas preferências pessoais faz toda a diferença. Por isso, comece por refletir sobre quais modalidades ou esportes despertam seu interesse. Pode ser dança, natação, yoga, corrida, pilates, entre outras opções.
Além disso, não hesite em experimentar diferentes opções. Dessa forma, as aulas experimentais em academias, estúdios ou grupos locais podem ser uma ótima maneira de testar diferentes modalidades e descobrir novas paixões.
Nesse sentido, as aulas em grupo e os esportes coletivos proporcionam não apenas os benefícios físicos, mas também a oportunidade de compartilhar experiências com outras pessoas, criando um ambiente positivo e encorajador.
Aliás, não esqueça de levar em conta a sua rotina ao escolher uma atividade que se encaixe bem na sua agenda. Dessa forma, será mais fácil incorporar essas atividades de forma consistente no seu dia a dia.
3. Incorpore o movimento na rotina diária
Caso sua rotina seja apertada, tente incorporar o movimento no dia a dia. Assim você consegue combater o sedentarismo e promover um estilo de vida mais ativo mesmo com pouco tempo. E, claro, existem diversas maneiras de fazer isso.
Por exemplo, subir escadas em vez de usar o elevador ou optar por caminhar para destinos próximos em vez de pegar o carro são maneiras simples, porém eficazes, de como priorizar o movimento no cotidiano.
Além disso, realizar pausas ativas durante o trabalho ou outras atividades sedentárias pode ser uma boa prática. A cada hora, levante-se e faça simples alongamentos, flexões ou até mesmo uma rápida caminhada pelo ambiente. E, se estiver em uma rotina home office, aí não tem desculpa. Te garanto que fará diferença.
Inclusive, existem aplicativos de monitoramento de atividade física que podem ser aliados nesse processo. Eles rastreiam a atividade diária, oferecem lembretes para se movimentar e fornecem informações úteis sobre passos dados e tempo de atividade. Aposte neles!
Prontinho! Com essas dicas de como sair do sedentarismo, você não tem mais desculpas. Agora levante do sofá, deixe o celular de lado e movimente-se!
Para tornar sua rotina ainda melhor, saiba como criar hábitos saudáveis, para além da atividade física, com esses aplicativos e viva bem!