Como viver com menos e desapegar de bens materiais?

Economia consciente: dicas para viver com menos e aproveitar mais a vida

Ao abraçar a simplicidade e praticar o desapego, você não apenas economiza, mas também passa a dar valor as pequenas coisas.

Anúncios

viver com menos
Fonte: Freepik

Em meio ao consumismo e acúmulo desenfreado, que se evidenciam na vida moderna, viver com menos parece ser uma ideia inalcançável. Mesmo porque, a todo momento, as propagandas fazem nascer em nós o desejo de algo que até então não nos faltava.

Com isso, nos vendem um estilo de vida que, muitas vezes, não conseguimos sustentar. Entramos em dívidas, gastamos o que não temos, excedemos o limite do cartão de crédito etc.

Por sorte, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para reverter essa situação. E estamos aqui para te mostrar que é possível e dar subsídios para que você possa viver com menos e aproveitar mais a vida. Confira essas dicas!

Anúncios

1.   Orçamento e prioridades

Primeiramente, elabore um orçamento eficaz, que começa com uma análise detalhada de seus gastos. Dessa forma, registre todas as despesas mensais, desde contas fixas até compras impulsivas. Organize-as em categorias como moradia, alimentação, transporte e lazer.

Além disso, definir metas realistas, como poupar uma quantia específica ou quitar uma dívida determinada, te ajuda a criar direcionamentos claros para o seu orçamento. Nesse sentido, certifique-se de que suas despesas estejam alinhadas com sua renda.

Anúncios

Aliás, estabelecer metas intermediárias oferece uma forma mais prática para alcançar objetivos financeiros específicos. Além disso, tente eliminar dívidas com taxas de juros elevadas antes de considerar gastos supérfluos.

Em relação às prioridades, assegure-se de atender primeiro às necessidades básicas, como moradia, alimentação e saúde. Por fim, destine uma parte do orçamento para uma reserva de emergência, para que assim consiga arcar com despesas em momentos inesperados.

2.   Compras e alimentação consciente

Elaborar compras inteligentes envolve a criação de listas detalhadas antes de ir ao mercado, evitando compras por impulso e aproveitando promoções. Nesse sentido, o planejamento de refeições semanais evita desperdícios e facilita a compra de ingredientes específicos, contribuindo para a redução de custos.

Além disso, a pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos, tanto físicos quanto online, faz diferença para encontrar opções mais econômicas. E dê um tempo antes de decidir comprar algo não planejado para garantir que seja uma necessidade real.

Lembrando ainda que cozinhar em casa oferece não apenas economia, mas também controle sobre os ingredientes. Inclusive, optar por alimentos da estação, produtos a granel e diminuir o consumo de carne são estratégias eficazes.

Além disso, torna-se fundamental saber armazenar alimentos corretamente, consumir sobras e estar atento às datas de validade para minimizar o desperdício de alimentos.

Mesmo ao comer fora, a escolha de opções mais acessíveis e a moderação na quantidade podem ser adotadas para equilibrar as necessidades alimentares e financeiras. Dessa forma, não apenas se alcança a economia, mas também um estilo de vida mais saudável e sustentável.

3.   Descontos e reutilização

Outra forma de viver com menos consiste em estar atento a descontos e ofertas, seja através de pesquisas online ou em lojas físicas. Além disso, participar de programas de fidelidade e utilizar cupons de desconto proporciona oportunidades adicionais para reduzir os custos das compras.

Assim como o uso inteligente de cupons de cashback, que oferecem reembolsos em parte do valor gasto, para uma economia adicional. Aliás, fazer compras em épocas estratégicas, como Black Friday, pode ser uma boa para aproveitar descontos mais expressivos

Acerca da reutilização, escolher produtos duráveis e reutilizáveis não apenas minimiza o desperdício, mas também representa uma economia a longo prazo. Dessa forma, explorar opções de segunda mão e brechós para diversos itens, praticar o DIY para consertar em vez de substituir e escolher embalagens reutilizáveis são formas eficazes de incorporar a reutilização no dia a dia.

Além disso, a prática do upcycling, transformando itens antigos em algo novo e funcional, e até o armário-cápsula não só economizam dinheiro, mas também desenvolvem um comportamento mais consciente e ecológico.

É isso! Viver com menos não significa ter que abrir mão do que você deseja, mas identificar o que se encaixa melhor no momento, assim como fazer escolhas inteligentes para preservar o meio ambiente e economizar, é claro.

Aliás, uma ótima forma de ter uma vida mais simples, contudo, com mais significado e propósito, encontra-se na adoção de hábitos minimalistas que podem transformar sua vida e a forma como você vê o consumismo.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo