Cromoterapia: veja os benefícios para o tratamento da ansiedade

Tons de alívio: entenda os benefícios da cromoterapia no tratamento da ansiedade

Pinte suas emoções com as cores certas e viva melhor. Confira a prática da cromoterapia e seus benefícios!

Anúncios

cromoterapia
Fonte: Freepik

Você sabia que as cores têm diversas funcionalidades para além de ‘apenas’ colorir? Inclusive, existe uma prática terapêutica que faz uso das cores para garantir a saúde integral das pessoas, seu nome é cromoterapia. Inclusive, a prática tem se mostrado de grande valia no tratamento de um dos transtornos mentais mais comuns no Brasil – a ansiedade.

Sabemos que a ansiedade tem crescido muito. O ritmo acelerado das atividades e a constante pressão por desempenho são terreno fértil para sua incidência. Logo, a necessidade por momentos de autocuidado e relaxamento são essenciais, e é aqui que a cromoterapia se faz promissora.

Cromoterapia, o que é?

A cromoterapia diz respeito a uma prática terapêutica que utiliza cores para promover o equilíbrio e a harmonia no corpo e na mente. Ela se baseia na ideia de que diferentes cores possuem energias e vibrações específicas que podem afetar nosso estado físico, emocional e mental.

Anúncios

A influência das cores no cérebro e nas emoções é um aspecto estudado na psicologia das cores. Segundo essa área, cada tonalidade carrega uma energia distinta que tem o potencial de despertar uma variedade de reações e sentimentos.

Dessa forma, a cromoterapia pode ser utilizada como uma terapia complementar em conjunto com outras abordagens médicas ou terapêuticas. Entretanto, não deve ser considerada uma substituição para tratamentos médicos convencionais.

Anúncios

Cromoterapia: 5 vantagens no tratamento da ansiedade

Considerando que as cores têm o poder de afetar a saúde mental dos indivíduos, alguns estudiosos e praticantes da cromoterapia acreditam que ela pode oferecer benefícios potenciais para o tratamento da ansiedade. Entre eles, destacam-se:

1.   Equilíbrio energético

Acredita-se que cada cor possui uma vibração única que interage com os centros de energia do corpo, conhecidos como chakras. Por exemplo, o vermelho é associado ao chakra raiz, localizado na base da coluna, e representa energia e força.

Já o azul está relacionado ao chakra da garganta, associado à comunicação e expressão. Seguindo essa concepção, ao aplicar as cores de forma adequada, a cromoterapia busca alinhar e harmonizar esses centros vitais, promovendo uma sensação de equilíbrio.

2.   Relaxamento

Dentre as diversas tonalidades, o azul e o verde são frequentemente empregados para induzir uma sensação de calmaria. Isso porque essas cores possuem propriedades que podem ser eficazes na quietude da mente e diminuição na frequência cardíaca. Em resposta, temos a redução da ansiedade.

Dessa maneira, ao criar um ambiente ou utilizar a luz colorida de maneira específica, a cromoterapia busca instigar uma resposta de relaxamento no sistema nervoso, proporcionando uma sensação de alívio das tensões do dia a dia.

3.   Autoconsciência

Ao se expor conscientemente a cores específicas, indivíduos podem desenvolver uma maior percepção de suas emoções e sentimentos. Por exemplo, o branco está associado à pureza e à claridade mental, enquanto o violeta está ligado à espiritualidade e à intuição.

Assim, por compreender as nuances das cores, a cromoterapia pode ser uma ferramenta para auxiliar no entendimento das emoções. Desse modo, essa prática encoraja a introspecção, promovendo uma conexão mais profunda com o mundo interior e auxiliando na busca pelo equilíbrio emocional e mental.

4.   Influência no sistema nervoso

As cores quentes, como o vermelho e o laranja, são associadas a estímulos, podendo aumentar a atividade do sistema nervoso. Por outro lado, tons mais frios, como o azul e o violeta, são relacionados a efeitos calmantes, agindo para reduzir a atividade do sistema nervoso.

Embora os efeitos da cromoterapia variem de indivíduo para indivíduo, muitos relatam uma sensação de relaxamento e alívio de ansiedade após sessões direcionadas, reforçando o potencial desta técnica para influenciar positivamente o sistema nervoso e contribuir para o bem-estar emocional.

5.   Estímulo à expressão emocional

Cada cor carrega consigo uma energia distinta que pode evocar diferentes sentimentos. Por exemplo, o amarelo é associado à criatividade e ao otimismo, enquanto o verde está ligado à harmonia e ao equilíbrio.

Dito isso, estar, conscientemente, em um ambiente colorido permite que as emoções fluam de maneira mais livre, proporcionando um canal de comunicação para sentimentos muitas vezes difíceis de articular verbalmente, sobretudo aqueles atrelados à ansiedade, como preocupação desmedida, incerteza e insegurança.

Prontinho! Se você tem ansiedade ou conhece alguém que tem, indique a cromoterapia para ela, pode ser uma alternativa para aliviar os sintomas e ter uma vida mais plena. Ao incorporar as cores de forma intencional, a cromoterapia se torna uma grande aliada.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo