Guia completo: dicas infalíveis para acabar com a caspa e cuidar do seu cabelo
A saúde capilar também é fundamental para manter a autoestima elevada. Confira essas dicas simples e tenha o cabelo dos sonhos!
Anúncios
A presença de flocos brancos no couro cabeludo deixa a maioria das pessoas desconfortáveis. E é normal que isso aconteça, afinal, este problema mexe diretamente com a autoestima. Mas, fique calmo, a seguir te daremos algumas soluções infalíveis para acabar com a caspa.
Alguns cuidados simples na rotina mais o gerenciamento de condições emocionais e fisiológicas podem contribuir significativamente para a melhora, e até o fim, da caspa. Sendo assim, coloque estas dicas em prática e restabeleça a sua saúde capilar.
Qual a origem e a causa da caspa?
A caspa consiste em um problema usual do couro cabeludo, o qual se manifesta através da descamação de pequenas partículas de pele morta, geralmente, visíveis no cabelo e no próprio couro cabeludo. Pode, ainda, vir acompanhada de coceira.
Anúncios
Embora as causas precisas da caspa ainda não sejam totalmente compreendidas, vários fatores podem acarretar o seu surgimento. Como é o caso do fungo Malassezia, encontrado na cabeça de todas as pessoas.
Em algumas situações, ocorre uma superprodução desse fungo, resultando em irritação do couro cabeludo e, por conseguinte, na manifestação da caspa. A inflamação do couro cabeludo também está associada à caspa, uma vez que a resposta do sistema imunológico pode causar inflamação e descamação intensa.
Anúncios
Além do mais, desregulações na produção de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo podem levar tanto ao ressecamento quanto à oleosidade, ambos propensos à descamação.
Fatores ambientais desempenham um papel importante, já que climas frios e secos, da mesma forma que o uso acentuado de ar-condicionado ou aquecimento, podem ressecar a pele do couro cabeludo e favorecer o problema. Soma-se ainda que a sensibilidade a produtos capilares, como shampoos agressivos ou condicionadores oleosos, também pode desencadear ou agravar a caspa em algumas pessoas.
No mais, o estresse e uma dieta desequilibrada podem aumentar a caspa. Algumas condições médicas, como dermatite seborreica, psoríase e eczema, também estão associadas a um maior risco de caspa.
Dicas práticas para acabar com a caspa com eficácia
Conforme vimos acima, a caspa diz respeito a uma situação corriqueira que pode se tornar embaraçosa e desconfortável. Contudo, existem várias maneiras de combatê-la e restabelecer a saúde dos seus cabelos. Confira!
Alguns cuidados básicos
A lavagem do cabelo de forma correta auxilia na manutenção dos fios e na prevenção da caspa. Esse hábito remove a sujeira, oleosidade e resíduos de produtos que podem obstruir os folículos capilares e levar a condições como a caspa.
Aliás, a escolha do shampoo também é fundamental. Então, escolha uma fórmula que se alinhe com as necessidades do seu cabelo. Desse modo, procure por shampoos antifúngico que contenham compostos ativos como piritionato de zinco, sulfeto de selênio ou alcatrão de carvão.
Lembre-se também da temperatura! Ao lavar o cabelo, certifique-se de utilizar água morna ou fria. A água muito quente pode ressecar o couro cabeludo, tornando-o mais propenso à descamação.
Fora isso, ao aplicar o shampoo, massageie suavemente o couro cabeludo. Essa técnica estimula a circulação do sangue e ajuda a eliminar as células inativas, promovendo um ambiente mais saudável para o crescimento dos fios.
Evite também o uso em excesso de produtos para o cabelo. Afinal, a concentração de substâncias presentes em sprays, géis e mousses pode obstruir os folículos capilares, tornando o couro cabeludo mais propenso a irritações e, consequentemente, ao desenvolvimento da caspa.
A alimentação é fundamental
Não se esqueça que a alimentação desempenha papel central na saúde do corpo e também do cabelo e couro cabeludo. Assim, alimentos com bastante vitaminas e minerais são aliados no tratamento da caspa.
Priorize alimentos como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Eles são ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e ácidos graxos essenciais. Tais nutrientes são essenciais para manter o equilíbrio do couro cabeludo.
Não se esqueça do emocional
E por fim, mas não menos importante, reduzir o estresse se faz necessário para acabar de vez com a caspa. Isso porque o estresse crônico pode desencadear uma série de reações no corpo. Entre elas, os desequilíbrios hormonais, que afetam diretamente a saúde do cabelo.
Prontinho! Lembre-se que a caspa não é transmissível e não tem relação com a falta de higiene. Embora seja comum, é possível acabar de vez com esse problema com procedimentos corretos e cuidados regulares com o couro cabeludo, como esses que sugerimos acima.
No mais, não hesite em procurar um profissional se a caspa persistir ou piorar. Afinal, o profissional pode recomendar tratamentos específicos, como shampoos medicinais ou até mesmo prescrever medicamentos.