6 dicas de jardinagem para quem está começando

Mãos na terra: dicas de jardinagem para iniciantes

A jardinagem é uma atividade prazerosa e relaxante que proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental.

Anúncios

dicas de jardinagem
Fonte: Freepik

Transformar seu cantinho em um refúgio verde é o sonho de muitos, mas pode parecer um desafio para quem está começando. Afinal, como escolher as plantas? Qual a quantidade de água e luz necessária? Para isso, você precisa de algumas boas dicas de jardinagem.

Com este guia prático, você vai descobrir que a jardinagem é mais simples do que imagina. Então, se prepare, anote todas as dicas de jardinagem e transforme seu ambiente em um canto de paz e tranquilidade. Confira!

1.   Escolha o local ideal

O sucesso do seu jardim depende de diversos fatores, mas a escolha do local ideal é fundamental. Afinal, cada planta tem necessidades específicas de luz, sombra, ventilação e temperatura. Logo, a seleção do ambiente correto garante o desenvolvimento saudável.

Anúncios

Em relação à luz solar, lembre-se que a maioria das plantas necessita de luz solar direta para realizar a fotossíntese. Sendo assim, observe a quantidade de horas de sol que o local recebe ao longo do dia. Além disso, nem todas as plantas apreciam o sol direto. Ou seja, algumas preferem a sombra total ou parcial. Desse modo, veja se tem áreas sombreadas caso deseje plantas que preferem esse tipo de ambiente.

Aliás, a circulação de ar é essencial para evitar doenças fúngicas e pragas. Então, escolha locais com boa ventilação, mas protegidos de ventos fortes. Áreas com boa ventilação são próximas a janelas, varandas e corredores abertos.

Anúncios

Preste atenção também na temperatura. Isso porque cada espécie vegetal possui uma temperatura ideal para o seu desenvolvimento. Desse modo, considere o clima da sua região e as temperaturas médias ao longo do ano.

2.   Seleciona as plantas adequadas

Após escolher o local ideal, a seleção das plantas é a próxima etapa para o sucesso do seu jardim. Sendo assim, essa etapa exige atenção às características do ambiente e às necessidades específicas de cada espécie.

Sendo assim, escolha plantas compatíveis com a luminosidade disponível. Alguns exemplos de plantas que gostam de luz solar direta são tomate, pimentão, rosa e girassol. As que preferem sombra parcial são hortênsia, begônia e samambaia. E as que se dão melhor na sombra total são avencas, bromélias e lírios-da-paz.

Dessa maneira, que souber o clima da região, opte por plantas que se adaptem e sejam tolerantes a mudanças bruscas de temperatura. Para clima frio, tem couve, brócolis, alface e espinafre. Clima quente, tomate, pimentão e berinjela. E clima tropical, orquídeas, bromélias, palmeiras e hibiscos.

3.   Prepare o solo

O solo é a base para o desenvolvimento saudável das plantas. Desse modo, um solo rico em nutrientes, com boa estrutura e drenagem adequada garante o crescimento vigoroso e a beleza exuberante do seu jardim.

A primeira etapa para preparar o solo é a limpeza. Então, remova pedras, galhos, folhas e ervas daninhas do local. Aliás, essa etapa facilita aeração e drenagem do solo. Em seguida, a segunda etapa consiste na aeração. Para isso, utilize um ancinho ou pá para revolver o solo e aumentar a porosidade. Essa etapa facilita a absorção de água e nutrientes.

Depois, vem a etapa da adubação. Uma dica aqui é a aplicação de adubo orgânico ou mineral de acordo com as necessidades da planta escolhida. Inclusive, o adubo fornece nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.

4.   Regue corretamente

A rega é um dos cuidados mais importantes para a saúde e beleza das plantas. Logo, encontrar o equilíbrio ideal entre água suficiente e evitar o excesso é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável das suas plantas.

Antes de regar, verifique o solo. Para isso, toque o solo com o dedo para verificar se está seco ou úmido. Além disso, regue no início da manhã ou no final da tarde. E ainda evite regar durante as horas mais quentes do dia para evitar a evaporação da água.

Outra dica importante é regar diretamente no solo e, consequentemente, evitar molhar as folhas das plantas para prevenir doenças fúngicas. Se for preciso, utilize um regador com bico fino, para direcionar o jato de água para o solo e evitando o encharcamento.

5.   Adube periodicamente

Assim como nós, as plantas necessitam de nutrientes para se desenvolverem de forma saudável. Por isso, faça adubação periódica, uma vez que ela fornece os elementos essenciais para o crescimento e a beleza natural das suas plantas.

A época ideal para adubar é o início da primavera e início do outono. Contudo, veja se as suas plantas precisam de adubos com propriedades específicas. Além disso, evite adubar durante o inverno, quando as plantas estão em dormência, e em dias muito quentes ou secos. Para adubar, basta seguir as instruções do fabricante.

6.   Faça podas regulares

A última das dicas de jardinagem consiste nas podas regulares. Através da remoção de galhos, folhas e flores de forma estratégica, você promove o crescimento saudável, a renovação e a estética do seu jardim.

Desse modo, a poda remove galhos velhos e doentes, direcionando a energia da planta para o desenvolvimento de novos brotos e flores. Além disso, a poda facilita a circulação de ar e a penetração de luz solar, prevenindo doenças e pragas.

Outro benefício da poda é que ela permite moldar as plantas de acordo com o seu desejo, criando formas geométricas, topiarias ou mantendo um tamanho adequado. Em plantas frutíferas, a poda pode aumentar a produção de frutos e melhorar a qualidade.

Prontinho! Com essas dicas de jardinagem, você terá muito mais alegria de ver suas plantas crescerem e florescerem sob seus cuidados. Para ter ainda mais sucesso em seu jardim, conheça alguns aplicativos para identificar plantas por foto. Até a próxima!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo