3 filmes de ficção científica que vão explodir sua mente

Máquinas, mentes e mundos: uma jornada por filmes de ficção científica

Se você gosta de filmes de ficção científica, vai amar a seleção que fizemos. Não deixe de conferir e assistir, claro.

Anúncios

filmes de ficção científica
Fonte: Rollingstone Brasil

Os filmes de ficção científica gostam de explorar mundos distantes, entrar em universos paralelos e mesclar tecnologia com um futuro hipotético. Tudo isso com umas doses de criatividade e uma boa direção são a receita perfeita para uma grande obra.

Fizemos uma seleção com os 3 melhores filmes de ficção científica que vão te deixar grudado no sofá. Mundo dos sonhos, humanos controlados por máquinas e muito mais! Pegue sua pipoca e divirta-se!

Antes de tudo, o que é ficção científica?

A ficção científica integra o rol de gêneros do meio cinematográfico e também do literário. Em termos simples, a premissa desse gênero consiste em explorar conceitos científicos e tecnológicos especulativos. Assim, ela se utiliza de elementos da ciência e da imaginação para criar cenários e narrativas que se passam em futuros alternativos, em universos paralelos e, até mesmo, em galáxias distantes.

Anúncios

Dessa forma, o gênero busca responder a perguntas como “E se?” ou “O que aconteceria se?” ao imaginar avanços tecnológicos, descobertas científicas ou encontros com formas de vida extraterrestres.

Além disso, a ficção científica, muitas vezes, serve como uma lente através das quais podemos analisar questões sociais, éticas e filosóficas. Isso porque nos permite refletir sobre os impactos potenciais das inovações tecnológicas na sociedade, nos seres humanos e nas relações interpessoais.

Anúncios

Melhores filmes de ficção científica de todos os tempos

Agora que já entendeu o conceito, vamos adentrar no mundo de 3 filmes de ficção científica que vão explodir sua mente. Prepare-se, porque são filmes de tirar o fôlego!

1.   Matrix (1999)

Dirigido pelas irmãs Wachowski, Matrix se tornou um marco na ficção científica, explorando o conceito de uma realidade simulada na qual os seres humanos estão presos. A trama inovadora e os efeitos visuais revolucionários fizeram deste filme um clássico moderno.

A trama acontece em um futuro distópico onde os seres humanos são mantidos em um estado de sonho induzido, enquanto suas mentes são conectadas a uma simulação de realidade virtual conhecida como ‘Matrix’.

Neste mundo simulado, as pessoas acreditam estar vivendo suas vidas normais, sem perceberem que são escravizadas por máquinas inteligentes. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Matrix explora profundamente as implicações filosóficas e éticas da tecnologia avançada. Além de desafiar as noções de realidade e interrogar a essência da existência humana em um ambiente cada vez mais digital e conectado. E aí, tomaria a pílula vermelha ou azul?

2.   A Origem (2010)

Dirigido por Christopher Nolan, este filme narra uma trama intrincada envolvendo a manipulação dos sonhos e a realidade. Com momentos de ação deslumbrantes e uma narrativa complexa, A Origem ficou conhecido por desafiar as noções de tempo e realidade.

A narrativa acompanha Dom Cobb, um habilidoso ladrão especializado em extrair segredos das mentes das pessoas durante os sonhos. Assim, Cobb tem grande habilidade em manipular arquiteturas oníricas, mas está atormentado por eventos de seu passado.

Para ter a chance de retornar para sua família, ele precisa realizar uma última missão: implantar uma ideia na mente de um indivíduo, algo considerado muito mais difícil do que a extração de informações.

O filme explora conceitos fascinantes, como a construção de mundos de sonho dentro de sonhos, cada um com suas próprias regras e profundidades. Surreal, não?

3.   Interestelar (2014)

Dirigido por Christopher Nolan, Interestelar segue uma equipe de astronautas em uma missão para encontrar um novo lar para os humanos em um universo distante. Aclamado por sua ambição e profundidade, o filme trata de temas complexos da física e da natureza humana.

Sendo assim, a história ocorre em um futuro não tão distante, onde a Terra enfrenta uma crise global devido à escassez de alimentos. Em meio a esse cenário, alguns astronautas embarcam em uma missão interplanetária para encontrar um novo lar para a sociedade.

A trama explora com precisão científica os conceitos como buracos negros, relatividade e a teoria da gravidade. Assim como aborda temas emocionais e filosóficos, como o sacrifício pessoal em prol do bem maior e a conexão entre o tempo e a percepção humana.

Por fim, Interestelar nos faz pensar profundamente sobre o espaço, o tempo e o destino da humanidade. Ele nos lembra da nossa busca contínua pelo desconhecido e da importância de nossa conexão com o universo.

E aí, gostou? Já conhecia algum desses filmes de ficção científica? Se você gosta desse universo, conheça essas tecnologias emergentes que já estão dando o que falar.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo