Fui multado: o que fazer agora?

Fui multado, e agora? Entenda o que fazer quando receber uma multa de trânsito!

Para não desembolsar um valor em dinheiro e perder pontos na carteira, recorrer a uma multa é a melhor opção.

Anúncios

fui multado
Fonte: TV Anhanguera/Reprodução

Se você é um motorista frequente, é provável que já tenha recebido uma multa de trânsito por alguma infração cometida. Em momentos como esse, o desespero pode tomar conta, especialmente se você não souber como proceder. Pode ser até que você tenha débitos em seu nome sem estar ciente.

No entanto, não se preocupe! Todos já passaram por essa situação alguma vez na vida. Aliás, saiba que, embora a multa possa causar apreensão inicialmente, pagar não é sempre a melhor opção.

Isso porque, dependendo do caso, é mais apropriado recorrer, já que a penalidade pode ser arbitrária. Acompanhe a seguir o que fazer ao receber uma multa!

Anúncios

Como saber se fui multado?

![Fonte: Alexandre Moreira/Detran.SP](link para a imagem)

Motoristas frequentemente ficam apreensivos ao cometerem uma infração em uma área com radar de trânsito. Surge a dúvida se a multa foi aplicada ou não. Descobrir se recebeu uma multa é crucial para evitar acumular débitos, considerando que mais multas resultam na perda de mais pontos na carteira. Ninguém deseja ter a carteira suspensa, não é mesmo?

Anúncios

Além disso, a falta de pagamento das multas impede a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Conscientizar-se das multas permite ao condutor contestar as penalidades.

Portanto, é fundamental verificar se há multas registradas em seu veículo, o que pode ser feito no site do Detran. Basta acessar a seção de “multas” no site do Detran de seu estado, informar o código do Renavam e o número da placa para verificar restrições administrativas e multas, se houverem. Simples assim, concorda?

O que fazer ao receber uma multa?

Se houver débitos em seu nome, é aconselhável efetuar o pagamento antes do vencimento do licenciamento para evitar a remoção do veículo em uma abordagem.

Lembre-se também de ficar atento ao limite de pontos para evitar a suspensão da licença. Para motoristas que não cometeram infrações gravíssimas em 12 meses, o limite de pontos é 40. Já para aqueles que cometeram 1 infração gravíssima, o limite é 30 pontos, e para 2 ou mais infrações, o limite é 20 pontos.

Como recorrer a uma multa de trânsito?

Se recebeu uma multa e deseja contestá-la, saiba que recorrer é um direito de todos os brasileiros quando se sentem lesados e injustiçados.

Atualmente, diversos Detrans oferecem um recurso online, permitindo que o condutor recorra gratuitamente às multas emitidas pelo órgão de trânsito de seu estado. Para isso, é necessário acessar o site do Detran de seu estado, preencher os dados necessários e anexar os documentos relevantes pela plataforma online.

Vale ressaltar que as etapas de contestação das multas, incluindo defesa prévia, recurso em 1ª instância e recurso em 2ª instância, podem ser todas realizadas online, se o órgão responsável permitir. Isso é possível em alguns Detrans, como os dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraíba.

Em alguns estados, ainda é possível enviar a documentação pelos Correios, desde que dentro do prazo estipulado, para o endereço do órgão competente.

Multas durante o processo de habilitação

É comum que estudantes, durante o processo de habilitação, recebam multas antes mesmo de obterem a carteira de motorista. Nesse caso, o Art.162 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, estabelece que dirigir sem a carteira é uma infração gravíssima, sujeita a multa multiplicada por 3, com a medida administrativa de retenção do veículo.

A formação do condutor, regida pela resolução nº 168 do Contran, prevê que o candidato, ao ser flagrado dirigindo fora das normas, terá a suspensão da Licença para a Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) por 6 meses.

Gostou deste artigo? Que tal compartilhar com amigos motoristas para mantê-los informados, caso também recebam multas? Além disso, confira nosso post sobre os melhores aplicativos de entrega para motoristas, uma forma de ganhar uma renda extra dirigindo.

Taissa

Formada em Publicidade e Propaganda, com especialização em marketing digital, SEO e copywriter. Minha expertise inclui a criação estratégica de conteúdo de alta qualidade e relevância para as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo