Guia de meditação e mindfulness para diminuir o estresse

Meditação e mindfulness: técnicas para diminuir o estresse!

Focar no presente de 10 a 15 minutos pode te ajudar a diminuir os níveis de cortisol e alcançar a calmaria da mente.

Anúncios

diminuir o estresse
Fonte: Freepik

Em um mundo cheio de pressões profissionais, compromissos familiares e demandas pessoais diárias, encontrar maneiras de diminuir o estresse e restaurar o equilíbrio emocional se torna uma questão de sobrevivência. Assim, o exercício da meditação e do mindfulness pode auxiliar a enfrentar situações desafiadoras e estressantes com mais serenidade e clareza mental. Mas, como isso é possível?

Meditação: uma jornada interior para a tranquilidade

A meditação diz respeito a uma prática antiga que tem demonstrado inúmeras vantagens para a saúde mental e física daqueles que praticam. Em termos simples, ela envolve a concentração da mente em um objeto, pensamento ou atividade específica, permitindo-nos afastar-nos do tumulto do mundo exterior.

Atualmente, um estudo feito por estudiosos do Instituto Max Planck e da Universidade de Dresden comprovou que a meditação pode diminuir significativamente o estresse crônico. Ao chegarem à constatação que os voluntários que meditavam apresentavam níveis de cortisol reduzidos, os pesquisadores então perceberam na meditação uma poderosa ferramenta.

Anúncios

Diminuindo o estresse crônico, a meditação atenua um dos principais fatores de risco para ocorrência de infartos e derrames. E o melhor: essa prática, sem custos, isenta de efeitos colaterais e acessível a todos, pode ser adotada em qualquer local. O segredo está em dar o primeiro passo.

É importante dizer que além do controle emocional, a meditação auxilia na clareza da mente, possibilitando que você lide com os desafios de forma mais serena. Sem contar que ela aprimora sua capacidade de focar, impedindo que pensamentos intrusos tomem o controle.

Anúncios

Mindfulness e a arte de estar presente no aqui e agora

O mindfulness, ou atenção plena, é a prática de estar totalmente presente no momento atual, aceitando-o sem julgamento. Isso envolve prestar atenção aos pensamentos, emoções e sensações físicas que surgem sem tentar modificá-los, deixando-os passar sem qualquer resistência.

O mindfulness pode ser uma ferramenta eficaz para diminuir o estresse devido a diversos fatores. A começar pelo fato de ajudar a diminuir reações automáticas a situações estressantes, possibilitando que você responda de maneira mais consciente e equilibrada.

Dessa forma, a técnica promove a compreensão de que o estresse é uma parte natural da vida. A partir dessa compreensão, o mindfulness auxilia no gerenciamento dos pensamentos do futuro ou do passado para o presente, evitando preocupações vãs e desnecessárias.

Como incorporar a meditação e o mindfulness na sua vida para diminuir o estresse?

Esteja você em busca de relaxamento profundo, clareza mental ou o controle do estresse, o exercício de meditação e atenção plena podem te ajudar. Aqui estão algumas dicas de como colocar em prática ambas as técnicas:

1.    Escolha um espaço calmo

Busque um ambiente calmo onde possa praticar a meditação sem distrações. Pode ser um espaço silencioso em sua casa, um parque sereno ou ainda um banco em um jardim. Escolher o ambiente certo é fundamental para criar um espaço propício à meditação.

2.   Defina um horário regular

Defina um horário consistente para praticar a meditação. Você pode não acreditar, mas até mesmo 10 a 15 minutos podem fazer uma grande diferença.

Além disso, busque seguir com consistência o horário estipulado. Pode ser de manhã, antes de dormir, ou sempre que for mais conveniente para você. Assim, a rotina ajudará a criar o hábito e a integrar a meditação na sua vida diária.

3.   Adote uma postura confortável

Quando for o momento de exercitar a meditação, sente-se de maneira confortável, seja em uma cadeira, almofada de meditação ou, ainda, no próprio no chão. Além disso, lembre-se de manter as costas eretas para promover a concentração e o foco.

4.   Foque na respiração

É fundamental salientar que a respiração é o alicerce da meditação. Sendo assim, foque na respiração, acompanhando o fluxo de entrada e saída do ar. A atenção plena em sua respiração auxiliará na serenidade da mente e na manutenção do foco no presente.

5.   Pratique a observação

Meditação e mindfulness não são sobre evitar pensamentos, mas sobre observá-los sem julgamento e deixá-los ir sem tomá-los por conteúdo de reflexão. Desse modo, quando pensamentos surgirem, reconheça-os e volte gentilmente a sua atenção para a respiração.

6.   Utilize guias de meditação (se preciso)

Se você é novo na meditação e tem certa dificuldade em focar no instante presente, os aplicativos e vídeos de meditação guiada podem ser úteis. Isso porque os guias de meditação fornecem instruções detalhadas e temas para meditar, como gratidão, relaxamento ou, neste caso, a diminuição do estresse.

7.   Seja consistente

Embora em um primeiro momento possa parecer difícil, a meditação consiste em um exercício que requer prática regular. Portanto, mesmo que inicialmente pareça desafiadora, continue perseverando. Com o tempo, você colherá os benefícios da prática.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo