Ikigai: o que é e como utilizá-lo para encontrar seu propósito

Entenda melhor você mesmo e qual é o seu papel neste mundo por meio da técnica japonesa conhecida como ikigai.

Anúncios

Ikigai
Fonte: Freepik

Você sabe qual é o seu propósito de vida? Tem ideia de como descobri-lo? Trata-se de algo em que somos habilidosos, algo que nos apaixona, algo que o mundo precisa e algo que nos proporciona uma remuneração. Por isso, o ikigai traz o pensamento de que o balanceamento entre nossa vocação, paixão, missão e profissão é o verdadeiro motivo da nossa existência.

Interessante, não é? A prática tem origem no Japão, mas tem despertado a curiosidade dos brasileiros na busca por seu caminho. Ficou interessado em saber mais? Então, continue acompanhando o conteúdo, pois vamos explicar o que, de fato, é o ikigai e como aplicá-lo na sua vida!

O que é o ikigai?

De origem japonesa, a palavra Ikigai significa “razão de viver” ou “razão de ser”. Ele é a união dos termos japoneses iki (生き), que quer dizer vida, e gai (甲斐), que se traduz como valor.

Anúncios

Segundo os ensinamentos do Japão, cada pessoa possui um ikigai. Em outras palavras, trata-se de um propósito na vida, algo que nos traz alegria, no qual somos habilidosos e que também contribui para nossa comunidade. Identificar o seu ikigai exige uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Localizar o seu ikigai não é algo muito simples; é algo que se alcança por meio do olhar interno. No entanto, quando é encontrado, ele contribui significativamente para a saúde física e mental. Estudiosos afirmam que, embora essa seja uma boa definição de ikigai, essa filosofia, que defende viver com propósito, na realidade, vai muito além.

Anúncios

As 5 chaves para a compreensão do ikigai

Vamos combinar que o conceito é bem interessante, não é mesmo? Mas a grande questão é: como localizar meu propósito de vida por meio do Ikigai?

Então, para aplicar essa técnica, é essencial compreender que suas raízes vêm de uma parte complexa da cultura japonesa. Com isso em mente, podemos dividi-la em cinco chaves que facilitam a compreensão e a aplicação do Ikigai. Confira abaixo!

1. A habilidade de manter a vitalidade ao longo dos anos

Atualmente os escritores espanhois Héctor García e Francesc Miralles, autores do best-seller Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, definem o termo como a alegria de se manter ativo. Segundo os autores, que vivem no Japão há décadas, esse modo de viver pode explicar por que o país abriga a maior população de centenários do mundo.  

Além de fatores como alimentação equilibrada, contato com a natureza e clima favorável, o ikigai tem um papel essencial na saúde mental e na longevidade dos japoneses. Ainda mais, para os especialistas, essa filosofia representa a arte de envelhecer com vitalidade e deveria ser adotada por diferentes culturas, servindo como inspiração para as novas gerações tanto no Japão quanto no Ocidente.

2. Um convite para agir com clareza e consciência

Apesar do ikigai parecer estar ligado a uma vida tranquila, seu verdadeiro significado vai além disso. Na essência dessa filosofia, está a ideia de lutar por aquilo que realmente importa, sabendo quando e por que se dedicar. Para alcançar esse equilíbrio, é essencial investir no autoconhecimento, no crescimento pessoal e no empreendedorismo. 

Segundo especialistas, o ser humano não precisa apenas de conforto, mas de desafios que permitam desenvolver suas habilidades e evoluir. Parte desse processo envolve aprender a escolher quais batalhas são válidas enfrentar e quais devem ser evitadas. Essa seleção consciente permite administrar melhor a energia, evitando desperdícios e preservando as reservas do corpo para a recuperação e o bem-estar no cotidiano.

3. Um modo de tornar o mundo melhor

Ter um ikigai ou um propósito de vida bem definido, como uma grande paixão, traz satisfação, felicidade e um sentido mais profundo para a existência. No entanto, segundo os autores, esse conceito vai além do nível individual, ajudando a enfrentar a angústia existencial — aquela sensação de que, de repente, tudo pode perder o significado.

Ainda mais, ikigai se conecta à espiritualidade por meio do coletivo. Ele deve estar ligado a uma contribuição para a comunidade, que, com o tempo, se expande e impacta o mundo. Esse envolvimento gera uma sensação de transcendência, dando a certeza de que nossa passagem pela vida tem propósito e sentido.

4. Uma busca constante por autoconhecimento

Segundo Héctor García e Francesc Miralles, não há uma fórmula mágica para vivê-lo. Mas dois elementos podem servir como guia: a auto-observação e a sensação de fluidez.

Além disso, a auto-observação, especialmente voltada para o crescimento pessoal e espiritual, envolve refletir sobre questões essenciais, como: o que mais gosto de fazer? Quais atividades me trazem os momentos mais felizes? Em que situações perco completamente a noção do tempo? Essas respostas ajudam a identificar o que realmente dá sentido à vida.

5. Um jeito de levar a vida

Ainda mais, como mencionamos no início, o ikigai vai além de simplesmente descobrir um propósito de vida e se dedicar a ele. 

Essa jornada também envolve equilibrar esse propósito com um estilo de vida que promova bem-estar e satisfação, o que está ligado a hábitos mais saudáveis — tanto de alimentação quanto de exercícios físicos — sem esquecer do mais importante: o bem-estar interno.

Então, chegamos ao fim do nosso conteúdo! Esperamos que ele tenha sido útil para você pensar no seu caminho. E se quiser continuar nesta jornada de autocuidado e bem estar, recomendamos o mergulho no texto que explica o que é homeopatia

Estéfani Oliveira

Escritora, graduada em Jornalismo e com especialização em Neuromarketing. Sou apaixonada pela escrita, SEO e pela criação de conteúdos que agreguem valor real às pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo