LuzIA: a inteligência artificial que opera no WhatsApp

LuzIA: tudo sobre a nova inteligência artificial disponível no WhatsApp e Telegram

Mais uma inteligência artificial nascendo. Dessa vez para operar nos apps de mensagens de texto. Venha conferir!

Anúncios

LuzIA
Fonte: Divulgação/ LuzIA

Nos últimos meses, vimos a tecnologia alcançar patamares que antes tínhamos visto apenas em filmes de ficção científica. Principalmente, quando pensamos em inteligência artificial. E agora chegou a LuzIA, a nova assistente virtual.

A revolução tecnológica está passando por sua melhor fase. Isso é inegável. Entretanto, questões de cibersegurança precisam ser levadas em consideração. Será que a LuzIA é segura e confiável? Realmente funciona? Bora conhecê-la!

Quem é a LuzIA?

Com madeixas avermelhadas, olhos azulados expressivos e uma aparência amigável. Assim se apresenta LuzIA, sua amiga virtual. Esta figura encantadora se propõe a oferecer algumas funções incríveis da inteligência artificial.

Anúncios

Nesse sentido, a LuzIA consiste em uma assistente virtual que funciona nos aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, e está presente em mais de 40 países. Lançada em julho deste ano, já registra mais de 6 milhões de usuários no Brasil.

Ela oferece diversas funcionalidades, desde transcrição de áudios até a criação de imagens a partir de texto. Além do uso de uma linguagem simples nos modelos de conversas do ChatGPT.

Anúncios

Embora tenha se popularizado rapidamente, alguns usuários ainda têm receio sobre a segurança do serviço e os tipos de informações que podem compartilhar com a IA. Vejamos, então, quais são as funcionalidades e seguranças da LuzIA.

Quais funções a LuzIA opera?

Para além de conversas inteligentes, a assistente virtual está habilitada para transcrever áudios. Assim, caso você receba algum (com menos de 10 minutos) e não possa ouvir na hora, envie para LuzIA e ela vai transcrever o áudio para você.

Além disso, ela está alimentada com mais de 80 idiomas, o que permite fazer a tradução de textos imediatamente. Para isso, basta enviar o que pretende traduzir e falar para qual idioma será feita a tradução.

Até a criação de imagens a LuzIA consegue fazer. Se suas habilidades artísticas não estiverem calibradas, peça a IA. Envie a palavra ‘imagine’ e o que quer que ela desenhe. Por exemplo, ‘imagine um gato’, e assim ela fará.

Além de ser gratuita, o que a torna diferente são seus comandos simples e de fácil utilização, como uma conversa no WhatsApp com uma amiga. Assim, a LuzIA democratiza o conhecimento do que são IAs através de uma troca de mensagens descomplicada.

Existem duas formas de acessar a LuzIA. Você pode salvar o número +55 11 97255-3036 e depois abrir uma conversa no seu mensageiro preferido. Ou acessar o site oficial da LuzIA e de lá iniciar a conversa, que será direcionada para o seu app de preferência.

Segurança e privacidade da LuzIA

Como dito anteriormente, a assistente virtual foi criada em julho de 2023 e por ser bem recente, algumas pessoas não sabem se podem confiar na ferramenta. E com razão, a segurança e a privacidade dos usuários devem ser prioridades.

Nesse sentido, a política de segurança e privacidade da assistente virtual conta com a implementação de criptografia de ponta a ponta. Aliás, as mensagens enviadas para a plataforma são tornadas anônimas. Mas como assim?

Em entrevista ao TechTudo, o CEO da LuzIA, Álvaro Higes, afirmou que a empresa não tem conhecimento sobre a identidade de quem enviou ou o conteúdo específico das mensagens. Isso porque elas chegam anônimas à plataforma.

Além disso, vale destacar que essas informações não são utilizadas nem vendidas a terceiros, e a LuzIA adere rigorosamente às normas de conformidade do ChatGPT.

Inclusive, os usuários também não são obrigados a fornecer dados pessoais ao utilizar a assistente virtual, reforçando o compromisso com a proteção da privacidade.

Informações adicionais sobre a LuzIA

Álvaro Higes tinha como objetivo desenvolver uma ferramenta para encurtar a distância entre os familiarizados com IA e quem ainda não tem conhecimento ou interesse nessa tecnologia. Segundo o CEO, o propósito está em tornar a LuzIA amplamente acessível.

Fora o português, a ferramenta encontra-se disponível em inglês, francês e espanhol, claro, sua língua de origem. Aliás, diversos investidores do Vale do Silício apoiaram a iniciativa de Higes.

Por fim, o chatbot tem a capacidade de emular personalidades como Hermione, de Harry Potter, ou Yoda, de Star Wars. Assim como assumir a identidade de uma professora, amiga ou um especialista em marketing, adaptando-se às preferências do usuário.

E aí, gostou de conhecer a LuzIA? Se sim, veja também como funcionam as namoradas virtuais e o futuro do relacionamento online. Lembre-se de usar com responsabilidade essas inteligências artificiais. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo