Mente sã, corpo são: a importância da atividade física

Movimente-se: a importância da atividade física para corpo e a mente

Melhora a autoestima, alivia o estresse e a ansiedade, além das vantagens da saúde corporal. Tudo isso e muito mais você confere a seguir!

Anúncios

importância da atividade física
Fonte: Freepik

Com que frequência você ouve pessoas dizendo para praticar exercícios físicos? Tenho certeza que muitas vezes. Talvez, você até seja uma dessas pessoas. Mas você sabe qual a importância da atividade física?

Ela vai além da estética. Nesse sentido, a importância da atividade física está no alcance de um corpo com saúde e de uma mente estruturada. Fora diversos outros benefícios que somente a atividade física é capaz de entregar. Vem com a gente descobrir!

A atividade física é para todos?

Sim! A atividade física é recomendada para praticamente todas as faixas etárias e níveis de condicionamento físico, sempre adaptada às capacidades individuais. Desde crianças até idosos, a prática regular de exercícios pode trazer benefícios expressivos para a saúde.

Anúncios

Além disso, torna-se importante destacar que pessoas com condições médicas específicas devem consultar um profissional de saúde antes de iniciar um programa de atividade física. No entanto, na maioria dos casos, adaptando-se o tipo e a intensidade dos exercícios, quase todos podem incorporar algum nível de atividade física em suas rotinas diárias.

Seja por meio de caminhadas, natação, yoga, musculação ou outras modalidades. Tente encontrar uma atividade que seja agradável e adequada às suas necessidades individuais. E assim conseguirá criar uma rotina sustentável e benéfica ao longo do tempo.

Anúncios

Qual a importância da atividade física?

A atividade física exerce uma série de efeitos benéficos no corpo humano. Como o fortalecimento dos músculos e melhoria da circulação sanguínea. Além disso, contribui para a saúde cardiovascular e promove a flexibilidade e a resistência ao longo da prática.

Fora que a prática regular de exercícios físicos auxilia na manutenção do peso, fortalece ossos e articulações e ainda regula os níveis de açúcar no sangue.

Ao que tange o nível hormonal, a atividade física estimula a liberação de endorfinas, que atuam como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar.

Sendo assim, a importância da atividade física se estende para além do físico, dado que impacta aspectos mentais também, como a redução do estresse. Aliás, você pode incluir no seu dia a dia técnicas para diminuir o estresse, como a meditação e o mindfulness.

Atividade física: uma aliada na perda de peso

Querendo ou não, a maioria das pessoas que procuram a prática de alguma atividade física está na busca da perda de peso ou na manutenção do próprio peso. E com razão, afinal a atividade física desempenha um papel importante na perda de peso por várias razões.

Em primeiro lugar, ela aumenta o gasto energético, auxiliando no balanço calórico negativo necessário para a perda de peso. Além disso, exercícios, especialmente os aeróbicos, contribuem para a queima de gorduras, ajudando na redução da massa gorda.

Nesse sentido, a prática regular de atividade física também promove o desenvolvimento muscular. E como os músculos consomem mais energia do que o tecido adiposo em repouso, um aumento na massa muscular pode elevar o metabolismo, tornando mais eficiente o processo de queima de calorias.

Além dos benefícios diretos na queima de calorias, a atividade física pode influenciar positivamente os hábitos alimentares e a regulação hormonal. Logo, exercícios podem reduzir os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, que está associado ao ganho de peso.

Atividade física e os benefícios mentais

Fora a questão estética, a relação entre atividade física e saúde mental já se tornou amplamente reconhecida. Desse modo, a prática regular de exercícios demonstrou ter impactos positivos no psicológico e na saúde mental. Aliás, quanto mais exercícios físicos menos necessidade de uso de remédios.

Nesse sentido, a atividade física estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores associados à sensação de bem-estar. E, claro, esse efeito pode ajudar a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e melhorar o humor.

Outro ponto da importância da atividade física regular está associado a um sono de melhor qualidade. E não precisamos ir longe para saber que um sono adequado está ligado com a saúde mental, influenciando o humor e a capacidade de lidar com o estresse.

Além desses motivos, temos muitos outros, como a elevação na autoestima, posto que a conquista de metas pessoais ao longo da prática esportiva nos torna mais confiantes. Inclusive, a função cognitiva melhora bastante com exercícios físicos.

Prontinho! Lembre-se que não basta saber a importância da atividade física, é necessário praticá-la. Por isso, movimente-se! Para um resultado mais eficaz, veja essas dicas simples para ter um estilo de vida saudável.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo