4 motivos que te fazem acordar cansado e como combatê-los

A luta matinal: veja quais são os motivos que fazem você acordar cansado

Dê atenção ao seu sono, ele não promove apenas bem-estar mental, mas te proporciona também energia para começar o dia bem.

Anúncios

acordar cansado
Fonte: Freepik

Acordar cansado tem se tornado frequente para você? Tem pouca disposição para começar o dia? Caso sua resposta seja “sim”, esse post é para você.

Sentir fadiga matinal não deve ser normalizado e curado tomando litros de café. A causa pode ser mais séria do que pensamos e, em alguns casos, rápida de resolver.Sendo assim, vejamos a seguir algumas das razões que podem estar fazendo com que você acorde com uma sensação de falta de descanso e energia.

Qual a importância de uma boa noite de sono?

Para manter uma boa saúde física e mental, são necessários vários fatores trabalhando em conjunto. Um desses fatores consiste em uma boa noite de sono. Durante o sono, o corpo se recupera, fortalece o sistema imunológico e consolida a memória.

Anúncios

Além disso, o sono adequado contribui para o equilíbrio hormonal e a regulação do metabolismo. Dessa forma, a falta de sono pode levar a uma série de problemas, como irritabilidade, fadiga crônica e, até mesmo, obesidade e doenças cardiovasculares.

Sendo assim, ao manter uma boa higiene do sono e criar um ambiente propício para descansar, podemos maximizar os benefícios que o sono proporciona.

Anúncios

Além do mais, evitar o consumo de estimulantes, como cafeína, antes de dormir, e estabelecer uma rotina relaxante antes de se deitar também favorecem uma ótima noite de sono.

Descubra os motivos que te fazem acordar cansado

Existem alguns fatores, um tanto comuns, que afetam diretamente a qualidade do sono, como uma alimentação desequilibrada e a falta de exercícios físicos. Além disso, o estresse e a ansiedade contribuem para o surgimento da fadiga matinal.

Entretanto, iremos apresentar alguns motivos que não são tão apontados, mas que podem estar causando seu cansaço ao acordar e você nem imagina. Veja abaixo quais são.

1.   Distúrbios do sono

Os distúrbios do sono afetam a qualidade, a duração ou o padrão do sono de uma pessoa. A insônia, por exemplo, caracterizada pela dificuldade em adormecer ou continuar dormindo, faz com que algumas pessoas se sintam cansadas ao acordar.

Outro distúrbio comum consiste na apneia do sono, que ocorre quando a respiração é temporariamente interrompida durante o sono devido a uma obstrução das vias aéreas. Essas interrupções, por sua vez, podem levar a despertares frequentes durante a noite, resultando em cansaço matinal.

Fora esses dois distúrbios, que são os mais comuns, ainda existem a síndrome das pernas inquietas, a narcolepsia, as parassonias, dentre outras condições médicas.

2.   Medicamentos

Alguns medicamentos podem ter um impacto significativo na qualidade e na duração do sono. Principalmente, devido aos efeitos colaterais dos remédios ou à sua interação com o sistema nervoso central.

Nesse sentido, medicamentos antipsicóticos podem levar a uma sonolência excessiva durante o dia, o que afeta a sensação de alerta ao acordar. Claro que esses efeitos podem variar conforme o tipo e a dosagem.

Além disso, estimulantes, como os utilizados para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), podem interferir na capacidade de adormecer e permanecer dormindo, especialmente se tomados próximos ao horário de dormir.

3.   Mudanças hormonais

Por incrível que pareça, as mudanças hormonais exercem um papel importante na qualidade do sono de uma pessoa ao longo das diferentes fases da vida.

Como a puberdade, marcada por grandes oscilações hormonais, que pode ocasionar dificuldade para dormir e, óbvio, cansaço ao acordar. Além disso, a gravidez gera mudanças hormonais que podem induzir modificações nos padrões de sono e aumentar a susceptibilidade à insônia.

Assim como ao longo do ciclo menstrual, em que as flutuações hormonais podem afetar o sono de algumas pessoas, ocasionando dificuldades para adormecer ou manter um sono sem interrupções nos dias que antecedem a menstruação.

Por fim, há relatos de que pessoas na menopausa podem experimentar dificuldade em adormecer e em manter um sono ininterrupto. Claramente, devido às mudanças hormonais consideráveis dessa etapa da vida.

4.   Colchão e travesseiros ruins

Aqui, apresentamos um ponto que normalmente não tem muita atenção, mas que podem te fazer acordar cansado. Caso o colchão e o travesseiro sejam inapropriados ou estiverem deformados, podem contribuir para um sono irregular e causar fadiga matinal.

Sendo assim, o colchão precisa oferecer o suporte adequado à coluna vertebral, para não gerar desconforto e, até mesmo, dores nas costas. Por outro lado, um travesseiro que não proporciona apoio suficiente para a cabeça e o pescoço pode levar a uma má postura durante o sono, o que pode causar dores e rigidez ao acordar.

Além disso, se o colchão ou o travesseiro estiverem desgastados, deformados ou não estiverem mais em boas condições podem não ser capazes de fornecer o suporte necessário para uma boa noite de sono.

Prontinho! Lembre-se que acordar cansado não é normal e, como vimos, as causas podem ser diversas. Logo, identificar a razão específica auxilia na busca por uma solução adequada. Ademais, não hesite em procurar ajuda profissional, caso seja preciso.

Se você sofre de insônia ou ansiedade ou tem problemas para dormir, veja os benefícios dos óleos essenciais. Potentes produtos naturais que auxiliam em diversas áreas. Confira!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo