O que é Bard? Conheça a ferramenta de inteligência artificial do Google!
Embora ainda esteja em etapa experimental, o chatbot desenvolvido pelo Google é capaz de criar diálogos naturais e realizar diversas tarefas, de respostas rápidas a traduções instantâneas. Saiba mais!
Anúncios
Conhecido como um chatbot com base em IA feito pelo Google, que utiliza modelos de linguagem avançados, incluindo o PaLM 2, para responder a perguntas e comandos dos usuários de forma natural e fluida, o Bard tem surpreendido muitos internautas.
A ferramenta que permite criar diálogos semelhantes aos de humanos e é capaz de executar diversas funções, como responder a perguntas, escrever textos criativos, traduzir textos e muito mais!
No post de hoje, elucidaremos o que é Bard, suas principais funções, bem como as suas limitações. Confira a seguir!
Anúncios
O que é Bard, afinal?
Bard diz respeito ao chatbot à base de inteligência artificial desenvolvido pelo Google, que aproveita modelos de linguagem inovadores criados internamente. Inicialmente, esta ferramenta foi concebida com base no LaMDA e, posteriormente, integrou o PaLM 2, uma versão mais sofisticada com a habilidade de fornecer respostas autênticas para perguntas bastante complexas.
Similar ao ChatGPT, o Bard pertence à categoria de IA conversacional treinada para gerar diálogos naturais, imitando as interações humanas. Assim, ao receber perguntas ou comandos dos usuários, esta ferramenta é capaz de criar conteúdos criativos, como redigir poesias, executar traduções em vários idiomas e entre outros.
Anúncios
No entanto, vale salientar que o Bard está atualmente em fase de testes, o que significa que pode sofrer problemas técnicos ocasionais ou fornecer respostas imprecisas. Mas isso, exploraremos logo mais!
Como usar o Bard do Google?
Utilizar o chatbot Bard é um processo descomplicado. Primeiramente, é necessário acessar a sua conta do Google e entrar no site oficial do Bard. Já na página inicial, clique em ‘Quero testar o Bard’. Após o redirecionamento, é importante percorrer atentamente os termos de uso até o final e, em seguida, escolher a opção ‘Concordo’.
Antes de começar a utilizar essa ferramenta, um aviso será exibido para informar que o Bard está em uma fase de experimentações e, portanto, pode fornecer respostas imprecisas.
Além disso, é extremamente recomendável que os usuários contribuam com feedback para auxiliar no aprimoramento da ferramenta. Dito isso, para prosseguir, você pode selecionar ‘Continuar’ para iniciar sua experiência com o Bard.
Quais as desvantagens do Bard?
Apesar de ser um chatbot de IA em ascensão, o Bard apresenta algumas limitações que não poderiam passar despercebidas. A primeira delas diz respeito ao fato de o usuário precisar estar logado em uma conta Google para acessá-lo.
Além disso, devido ao fato de estar em fase de testes, o chatbot pode vez ou outra fornecer informações errôneas e duvidosas, uma vez que a inteligência artificial está em constante aprimoramento e aprendizagem.
Outra desvantagem condizente ao Bard é a ausência de referências para as fontes de pesquisa. Assim, ao contrário do ChatGPT, é necessário que os internautas confiram a legitimidade das informações sempre que possível.
Em suma, é fundamental destacar que, tal como ocorre com todas as inteligências artificiais, o Bard tem a capacidade de exibir respostas enviesadas e até mesmo incorretas, podendo aparentar serem reais, mas, na realidade, são imprecisas ou fictícias.
Bard e ChatGPT: quais são as diferenças?
Embora sejam ferramentas semelhantes, ou seja, chatbots que utilizam IA para responder às perguntas dos usuários, tanto o ChatGPT quanto o Bard apresentam algumas distinções notáveis. Tais incluem os modelos de linguagem empregados e as fontes de dados, que lhes serviram de base para treinamento.
Como dissemos anteriormente, o Bard emprega o modelo de linguagem PaLM 2, ao passo que o ChatGPT utiliza o GPT-3.5 em sua edição gratuita e o GPT-4.0 em sua versão premium.
Além disso, uma das limitações principais do chatbot da OpenAI é que sua base de dados foi atualizada somente até setembro de 2021. Em outras palavras, o chatbot não tem a capacidade de responder a perguntas relacionadas a eventos mais recentes.
Em contrapartida, o Bard possui acesso a informações em tempo real e pode realizar pesquisas atuais. Isso porque ele é criado pela empresa por trás do buscador mais utilizado no mundo inteiro, possuindo uma base de dados de pesquisas consideravelmente mais ampla.
Além disso, o chatbot do Google possui certas funcionalidades que o ChatGPT na versão gratuita não consegue oferecer. Isso inclui a capacidade de realizar pesquisas na internet em tempo real e exportar resultados dos comandos diretamente para o Google Docs.
Agora que já sabe o que é Bard, que tal compartilhar essa publicação nas redes sociais com seus amigos? Para mais conteúdos sobre o universo da tecnologia, continue navegando pelo nosso site e até mais!