Quais benefícios da vitamina D? O raio de sol que seu corpo precisa!
Garantir níveis adequados dessa vitamina é fundamental para viver com mais disposição e saúde.
Anúncios

Você já se perguntou quais benefícios da vitamina D para o seu corpo? Essa vitamina essencial tem um impacto direto na saúde dos ossos, na imunidade e até no seu humor. Além disso, a exposição ao sol é uma das formas mais simples de obtê-la.
Quando entendemos quais benefícios da vitamina D, percebemos como ela afeta várias áreas da nossa saúde. De fortalecer o sistema imunológico a ajudar na absorção de cálcio, essa vitamina é fundamental para o bem-estar geral.
1. Fortalece os ossos
Quando pensamos em saúde óssea, a vitamina D é uma das primeiras que vem à mente. Ela tem a função de facilitar a absorção de cálcio pelo intestino, o que é fundamental para fortalecer os ossos. Afinal, sem a vitamina D, o corpo não consegue aproveitar adequadamente o cálcio dos alimentos.
Anúncios
Além disso, ela atua para garantir que o cálcio se fixe corretamente nos ossos, evitando que se acumule em lugares errados. Essa “coordenação” entre a vitamina D e o cálcio é o que ajuda a manter os ossos firmes e resistentes, prevenindo problemas como a osteoporose.
Inclusive, a deficiência dessa vitamina pode levar a uma fragilidade óssea, tornando as pessoas mais propensas a fraturas, principalmente à medida que envelhecem. A dor nas articulações ou a sensação de fraqueza pode estar relacionada à falta de vitamina D.
Anúncios
2. Melhora o sistema imunológico
A vitamina D também atua no fortalecimento do sistema imunológico. Ou seja, ela atua regulando as células de defesa, ajudando a combater infecções. Por exemplo, quando estamos expostos a vírus, nossa resposta imunológica fica mais eficiente quando os níveis dessa vitamina estão equilibrados.
Aliás, a vitamina D tem a capacidade de reduzir a inflamação, o que contribui para a recuperação mais rápida de doenças. Pessoas que têm vitamina D baixa ficam mais suscetíveis a resfriados e gripes. Isso ocorre porque o sistema imunológico não está funcionando da melhor forma possível.
Por outro lado, a baixa dessa vitamina pode enfraquecer as defesas naturais do corpo, deixando a pessoa mais vulnerável. Isso acontece especialmente em épocas de maior risco, como no inverno, quando a exposição ao sol é limitada.
3. Aumenta a disposição e o bem-estar
A vitamina D tem impacto direto na nossa energia e disposição. Até porque ela ajuda a regular a produção de serotonina. Quando os níveis de vitamina D estão equilibrados, você se sente mais disposto para enfrentar as tarefas do dia a dia, além de manter um bom humor.
Nesse sentido, a falta dessa vitamina pode levar a sintomas como cansaço excessivo, fadiga e até mesmo depressão. Em dias nublados ou durante o inverno, o corpo parece mais cansado e a mente um pouco mais desmotivada. Isso se dá porque a produção de vitamina D diminui com a pouca exposição ao sol.
Com a vitamina D em níveis adequados, a sensação de fadiga diminui e a disposição aumenta. Muitas vezes, ao tomar um pouco de sol ou ajustar a alimentação, a diferença já é visível no dia seguinte.
4. Controle do metabolismo
A vitamina D também tem um papel importante no controle do metabolismo. De que forma? Ela influencia diretamente como o corpo utiliza a energia dos alimentos que ingerimos. Por exemplo, quando você consome carboidratos, a vitamina D ajuda a regular como o corpo processa a glicose e a insulina.
Além disso, ela tem efeito sobre o armazenamento de gordura no corpo. Pessoas com níveis baixos de vitamina D podem ter mais dificuldade para manter o peso ou até perder gordura. Por acaso, você já reparou que, mesmo com uma alimentação saudável, algumas pessoas ainda enfrentam dificuldades para emagrecer? Isso pode estar relacionado a um desequilíbrio nos níveis de vitamina D.
Em contrapartida, ao garantir que você está com a quantidade certa dessa vitamina, seu metabolismo funciona de maneira mais eficiente, ajudando na queima de calorias e no controle do peso.
Ainda vale ressaltar que a vitamina D também está ligada à função da tireoide, que é outra parte fundamental na regulação do metabolismo. Isso significa que ela pode melhorar a sua energia e disposição, facilitando a realização de atividades físicas e mantendo o corpo em movimento.
5. Protege o coração
A vitamina D ajuda a regular a pressão arterial e mantém os vasos sanguíneos funcionando corretamente. Quando os níveis dessa vitamina estão baixos, pode haver um aumento no risco de doenças cardíacas, como hipertensão e aterosclerose.
Inclusive, a vitamina D ajuda a equilibrar os níveis de cálcio e fósforo, evitando que eles se acumulem nas artérias, o que pode aumentar o risco de infartos e derrames. Aliás, a falta dessa vitamina pode fazer com que o sistema cardiovascular sofra mais do que o necessário.
Além disso, ela está envolvida na redução da inflamação, que é outro fator relacionado a doenças cardíacas. Quando há inflamação crônica, o coração acaba sendo sobrecarregado, e as artérias podem ficar mais rígidas.
6. Melhora a função muscular
Por fim, a vitamina D mantém os músculos funcionando de maneira eficiente, principalmente em pessoas mais velhas. Se você já notou uma sensação de fraqueza nas pernas ou nos braços, pode ser um sinal de que a falta dessa vitamina está afetando seus músculos.
Nesse sentido, a vitamina D está ligada à prevenção de quedas, sobretudo em idosos. Com a vitamina no nível certo, o risco de lesões musculares diminui, já que os músculos ficam mais fortes e o equilíbrio melhora. Isso é ainda mais evidente quando as pessoas começam a fazer atividades físicas regulares.
Todavia, a deficiência de vitamina D pode prejudicar a função muscular e aumentar a sensação de cansaço. Imagine tentar fazer uma tarefa simples, como levantar um objeto do chão, e sentir dificuldade. Esse tipo de problema pode ser causado pela falta de vitamina D.
É isso! Agora que você já sabe quais benefícios da vitamina D para a sua saúde, que tal garantir que está consumindo o suficiente para se sentir melhor? Aproveite e veja quais os sinais de imunidade baixa e fortaleça seu sistema imunológico. Até a próxima!