Realidade virtual: o que é, como funciona e como acessar?
Se você ainda não experimentou a realidade virtual, está na hora de mergulhar nesse universo fascinante. Saiba mais a seguir!
Anúncios
A tecnologia da realidade virtual tem conquistado cada vez mais espaço em diversas áreas, desde entretenimento até educação. Ao criar um ambiente virtual por meio de sistemas computacionais, essa tecnologia de interface tem a capacidade de iludir os sentidos daqueles que a utilizam.
Ao provocar efeitos visuais, sonoros e até mesmo sensações táteis, a realidade virtual possibilita uma total imersão em um ambiente simulado acessado por dispositivos bastante específicos.
A seguir, iremos explorar o que é a realidade virtual e como ela funciona para proporcionar experiências imersivas e instigantes aos usuários.
Anúncios
Afinal, o que é realidade virtual?
A realidade virtual diz respeito a uma tecnologia que permite aos indivíduos ficarem imersos em ambientes digitais tridimensionais, que podem ser semelhantes ou completamente diferentes do mundo real.
É uma simulação gerada por computador que busca envolver os sentidos humanos, como visão e audição, para criar a sensação de presença em um ambiente virtual. Desse modo, pode ter diversos tipos de aplicações, compreendendo desde jogos até treinamento médico.
Anúncios
Realidade virtual: como funciona e como acessá-la?
Agora que já entendemos o que é realidade virtual, vejamos a seguir como essa tecnologia funciona para proporcionar essa experiência única.
Ambiente virtual
O primeiro passo é criar um ambiente virtual. Isso é feito por meio de software de VR que gera um mundo digital em 3D. Assim, esse ambiente pode ser um jogo, uma simulação de treinamento, uma visita virtual a um local ou até mesmo um ambiente de aprendizado.
Dispositivos de experiência
Para os usuários mergulharem nesse ambiente simulado, são necessários dispositivos específicos. Os dispositivos mais comuns incluem óculos de realidade virtual, fones de ouvido e controladores. Os óculos de VR, por exemplo, rastreiam o movimento da cabeça do usuário e ajustam a visualização em tempo real para criar a ilusão de estar dentro do ambiente virtual.
Interação com o espaço 3D
Os controladores, por sua vez, permitem que os usuários interajam de diversas formas com o ambiente virtual. Desse modo, eles podem tocar objetos, mover-se pelo espaço 3D e até mesmo manipular elementos dentro dele. Tal interação é crucial para a imersão.
Além disso, vale dizer que,para tornar a experiência mais realista, a VR utiliza rastreamento de movimento. Em outras palavras, quando você move seu corpo, seus movimentos são capturados pelos sensores e refletidos no ambiente virtual.
Áudio imersivo
Além da parte visual, a realidade virtual também se concentra no áudio imersivo. Sendo assim, os fones de ouvido proporcionam uma experiência sonora 3D, permitindo que os usuários identifiquem de onde os sons vêm, aumentando ainda mais a sensação de presença na simulação.
Realidade virtual e metaverso: como se conectam?
A relação entre a realidade virtual e o metaverso reside na convergência e na interconexão. A realidade virtual, por assim dizer, consiste na tecnologia que permite aos indivíduos acessar e interagir com o metaverso de maneira imersiva.
Sendo assim, quando alguém coloca um óculos de VR e entra em um mundo virtual, está de fato acessando uma pequena parte do metaverso.
Em outras palavras, a realidade virtual é o ponto de partida para compreender o metaverso. Isso porque ela é a tecnologia que permite aos usuários percorrerem ambientes digitais 3D, onde podem interagir com objetos e outros usuários de maneira virtual.
Agora, o metaverso diz respeito a uma extensão da ideia de realidade virtual, mas vai um pouco além. Ele é um espaço virtual expansivo e compartilhado, onde várias pessoas podem interagir, socializar, trabalhar e se divertir em um ambiente.
Em termos simples, é um conceito que engloba uma infinidade de mundos virtuais interconectados, criados e mantidos por diferentes empresas e comunidades. Aliás, o metaverso está sendo explorado em várias áreas. No campo dos negócios, empresas estão realizando reuniões virtuais, feiras comerciais e treinamentos em ambientes de metaverso.
No setor da cultura, eventos musicais e exposições de arte estão sendo realizados virtualmente. Quem poderia esquecer do show do Emicida no Metaverso? Já na educação, muitas aulas e workshops estão sendo ministrados em mundos virtuais interativos.
Agora que já está por dentro da tecnologia de realidade virtual, bora compartilhar essa publicação nas redes sociais? Para mais publicações como essa, continue navegando em nosso site!