Saúde ocular: 5 dicas práticas para cuidar dos seus olhos

5 dicas para manter a saúde ocular

A saúde dos olhos é fundamental para prevenção contra doenças oculares como glaucoma, catarata e degeneração macular.

Anúncios

saúde ocular
Fonte: Freepik

Quantas vezes no ano você vai ao oftalmologista? Sua resposta foi uma vez, né?! Caso você não tenha algum problema ocular, as idas a consultas oftalmológicas são raras e a saúde ocular fica para segundo plano.

O problema reside no fato de que a negligência com a saúde dos olhos pode levar a quadros sérios e que poderiam ter sido evitados, se houvesse um maior cuidado. Mas fique tranquilo, trouxemos 5 dicas práticas para a manutenção de sua saúde ocular. Confira!

Você sabe como enxergamos?

O processo de enxergar é complexo e envolve várias etapas. Começa com a captação da luz pela córnea, a camada transparente na parte frontal do olho. Logo após, a córnea e a lente trabalham em conjunto para focalizar a luz na retina, localizada na parte de trás do olho.

Anúncios

Na retina, encontramos células fotossensíveis chamadas fotorreceptores, que incluem cones e bastonetes. Estas células convertem a luz em sinais elétricos. Assim, uma vez gerados na retina, esses sinais seguem pelo nervo óptico até chegar ao cérebro.

No cérebro, os sinais elétricos são processados e integrados para criar a percepção visual do objeto. O cérebro tem a capacidade de combinar as informações dos dois olhos para formar uma imagem tridimensional e entender aspectos como profundidade, cor, forma e movimento.

Anúncios

Importância da saúde ocular

Cuidar dos olhos é preservar a saúde e a qualidade de vida. Sendo a visão um dos sentidos mais importantes e utilizado na maioria das atividades diárias, faz-se importante cuidar dos olhos, para manter uma visão nítida e funcional ao longo da vida.

Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo a proteção contra a exposição excessiva à luz, ajuda a prevenir condições oculares como miopia, catarata, entre outras. Vale dizer que problemas oculares não tratados podem levar a dores de cabeça, fadiga e desconforto em geral.

Dessa forma, a negligência com os olhos pode comprometer a segurança pessoal e a de outros. Por fim, uma boa saúde ocular permite desfrutar das atividades de lazer, como leitura, prática de esportes e apreciação de obras visuais.

Além de serem fundamentais para a visão, os olhos também desempenham um papel importante na expressão facial e na comunicação não verbal. Vamos, então, conhecer 5 dicas práticas para manter a saúde dos olhos.

5 dicas para manter a saúde ocular

A visão desempenha um papel importante na nossa interação com o ambiente, já que aproximadamente 80% das informações que absorvemos são adquiridas através dela. Já deu para entender que a saúde dos olhos é fundamental, não é mesmo? Confira como mantê-la a seguir!

1.   Durma o suficiente

Durante o sono, os olhos descansam, reduzindo a exposição à luz e o estresse visual. Isso permite a regeneração dos tecidos oculares e a produção adequada de lágrimas, essenciais para manter os olhos úmidos e protegidos.

Além disso, o sono melhora a circulação sanguínea, fornecendo nutrientes para a saúde ocular. Estudos também indicam que a falta de sono adequado está associada a um maior risco de desenvolvimento de condições oculares.

2.   Evite o consumo de álcool

O álcool em excesso está associado a um maior risco de doenças oculares, como catarata e glaucoma. Além disso, pode causar desidratação dos olhos e a síndrome do olho seco, levando a desconforto, visão embaçada e irritação.

Outro risco do álcool encontra-se no impacto negativo no sono, que pode levar a fadiga visual. Além da pressão intraocular que pode ser prejudicial para pessoas que já têm condições oculares, como o glaucoma.

3.   Alimente-se de forma equilibrada

Uma alimentação equilibrada fornece nutrientes essenciais para a manutenção da saúde ocular, como as vitaminas A, C e E. Além do ômega-3, que desempenha papel importante na hidratação dos olhos.

Assim como uma dieta rica em antioxidantes, provenientes de frutas e vegetais, ajuda a proteger os olhos contra danos causados pelos radicais livres, reduzindo o risco de condições oculares como degeneração macular e catarata.

4.   Proteja-se!

O uso de óculos de proteção, principalmente em ambientes de trabalho ou em atividades esportivas, é muito fundamental para prevenir possíveis lesões causadas por objetos estranhos, produtos químicos ou impactos.

E claro, o uso de óculos de sol com proteção contra raios ultravioleta também se faz necessário em momentos de claridade. Eles filtram os raios UV prejudiciais do sol, reduzindo o risco de danos à córnea, retina e cristalino.

5.   Consulte-se com um profissional

A consulta com um oftalmologista deve ser feita, pelo menos, uma vez ao ano. Afinal, ele possui o conhecimento e a perícia necessária para conduzir exames completos e identificar quaisquer problemas oculares existentes.

Fora que os exames regulares têm a capacidade de detectar precocemente condições oculares, como glaucoma e catarata. Isso possibilita um tratamento imediato e impede a progressão dessas doenças.

É isso! Lembre-se que a saúde ocular proporciona bem-estar geral e pode fazer uma grande diferença na preservação da sua visão ao longo do tempo. Inclusive, não perca tempo e veja, também, quais são os hábitos que envelhecem a pele e como evitá-los!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo