5 tecnologias emergentes que prometem mudar o mundo

Tecnologias emergentes que transformarão o mundo

Conheça estas tendências tecnológicas em desenvolvimento que têm o poder de mudar o nosso futuro.

Anúncios

tecnologias emergentes
Fonte: Freepik

Você já parou para pensar como as tecnologias emergentes estão transformando o mundo ao nosso redor? A cada dia que passa, as inovações emergem e impactam significativamente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Desse modo, à medida que avançamos para o futuro, é fundamental acompanhar essas tendências tecnológicas, tanto para se manter atualizado quanto para participar ativamente das mudanças que elas trarão.

Sendo assim, neste post, exploraremos algumas das tecnologias emergentes com o maior potencial de moldar e impactar o nosso futuro e como elas estão prestes a revolucionar diversos setores da nossa sociedade. Confira já!

Anúncios

1.  Inteligência Artificial

A inteligência artificial tem sido a grande protagonista na revolução tecnológica dos últimos anos. Com algoritmos arrojados e capacidades de análise de dados sem precedentes, essa tecnologia está transformando setores como: a saúde, a logística e o financeiro.

Além disso, a IA também está impulsionando a automação. Isso porque está tornando as tarefas repetitivas mais eficientes e liberando tempo para atividades mais criativas e estratégicas, ainda difíceis para a realização de uma máquina.

Anúncios

Embora a IA possa automatizar tarefas repetitivas, ela também está criando novas oportunidades de emprego. Assim, um relatório do World Economic Forum estima que a inteligência artificial criará 12 milhões de novos empregos até 2025. Entre as áreas afetadas encontramos: inteligência de dados, desenvolvimento de software e suporte técnico.

2.  Blockchain

O Blockchain diz respeito a bem mais do que apenas a tecnologia por trás das criptomoedas. Afinal, é uma forma segura e transparente de registrar transações e garantir a integridade dos dados. Desse modo, empresas estão usando o Blockchain para rastrear cadeias de suprimentos, e melhorar a segurança cibernética.

Além disso, o Blockchain está se expandindo para a governança. Assim, contratos inteligentes e sistemas de votação baseados nessa tecnologia emergente podem tornar os processos democráticos mais transparentes e seguros.

Isso pode ter implicações significativas na forma como as sociedades são administradas e nas relações entre cidadãos e governos.

De acordo com o relatório Global Blockchain Technology Market 2021-2026 da MarketsandMarkets, o mercado de tecnologia blockchain deverá crescer a uma taxa composta de crescimento anual de impressionantes 67,3% durante o período de 2021 a 2026.

3.  Internet das Coisas

Já a IoT conecta dispositivos ao nosso redor e sua expansão é inevitável. No futuro, as geladeiras não apenas pedirão mantimentos por conta própria, mas também serão capazes de gerenciar seus estoques e criar listas de compras inteligentes. Além disso, casas inteligentes e cidades conectadas tornarão nossa vida mais eficiente e sustentável.

Mas, vale dizer que a Internet das Coisas não está restrita a um setor específico. Afinal, está sendo amplamente adotada em diversos campos. Por exemplo, na agricultura, a IoT ajuda os agricultores a monitorar o crescimento das colheitas e otimizar a irrigação.

No setor da saúde, dispositivos médicos conectados estão revolucionando o monitoramento de pacientes. Em smart cities, sensores coletam dados para melhorar o tráfego e a qualidade do ar.

E o futuro é ainda mais promissor. Dados da IDC preveem que até 2025, haverá mais de 41 bilhões de dispositivos conectados à internet no mundo. Essa expansão massiva incluirá não apenas smartphones e computadores, mas também uma vasta gama de aparelhos – desde eletrodomésticos inteligentes até sensores em áreas urbanas.

4.  Edge Computing

O Edge Computing, ou ‘computação na borda’, diz respeito a um paradigma que coloca o poder de processamento de dados mais próximo de onde eles são gerados, em oposição ao modelo tradicional, o qual centraliza o processamento em data centers distantes. Em outras palavras, a computação ocorre ‘na borda’ da rede mais próxima dos dispositivos e usuários finais.

Aproximar o processamento das informações melhora a segurança dos usuários, uma vez que os dados podem ser processados localmente. Assim, é possível reduzir a exposição a ameaças cibernéticas.

De acordo com a empresa de pesquisa MarketsandMarkets, o setor de Edge Computing deverá atingir US$ 43,4 bilhões até o ano de 2027, com uma taxa de crescimento anual composta de 34,1%.

5.  Impressão 3D

A impressão 3D está evoluindo rapidamente, passando da fabricação de simples protótipos para produção em larga escala de peças complexas e personalizadas. Isso tem implicações significativas para a indústria de manufatura, na qual a produção sob demanda pode transformar a maneira como os produtos são feitos e entregues.

Já a área da saúde é outro setor bastante impactado pelos recursos da impressão 3D. Isso porque ela está transformando a medicina, permitindo a criação de próteses personalizadas e até mesmo órgãos artificiais, que podem substituir a doação de órgãos.

Segundo a SmarTech Publishing, o mercado de impressão 3D na medicina deve crescer a uma taxa composta anual de 15% até 2027. Tais dados só nos mostram o quão promissora é esta tecnologia.

E aí, curtiu conhecer estas tecnologias emergentes? Então, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais que também amam ficar por dentro das inovações científicas. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo