Vírus de computador: conheça os mais perigosos!
Explorando as vulnerabilidades do seu PC, estes programas podem roubar suas informações confidencias, como senhas e dados bancários.
Anúncios
A segurança cibernética tem se mostrado uma preocupação constante à medida que nossa dependência da tecnologia cresce. Neste cenário, os vírus de computador são uma ameaça incontestável que pode causar danos à vida de milhões de usuários.
Para termos uma noção, apenas no ano de 2022, o nosso país sofreu 100 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Assim, programas maliciosos criados para se infiltrar em sistemas e causar danos, os vírus de computador podem ser instalados de diferentes modos, requerendo diferentes formas de segurança.
No post de hoje, exploraremos os principais tipos de vírus de computador e te daremos dicas de como você pode proteger seus dispositivos. Confira a seguir!
Anúncios
O que são os vírus de computador?
Vírus de computador são programas maliciosos projetados para se espalhar de um computador para outro e executar ações danosas. Eles podem assumir várias formas, desde simples scripts a códigos complexos, e geralmente são disfarçados como arquivos legítimos para enganar os usuários.
Os vírus de computador se propagam de diversas maneiras. A começar pela anexação a arquivos, como documentos, imagens ou aplicativos. Quando esses arquivos são abertos, o vírus é, então, ativado.
Anúncios
Outra forma de propagação de vírus é por meio da exploração de vulnerabilidades no sistema operacional ou software do computador. Sem contar que muitos podem ser distribuídos por e-mails de phishing, em que o destinatário é enganado ao abrir um anexo ou clicar em um link malicioso.
Além disso, há ainda o disfarce dos programas tendenciosos como software legítimos. Cavalos de Tróia são um exemplo de vírus que se disfarçam para enganar os usuários e induzi-los à instalação.
7 tipos de vírus de computador perigosos e formas de combatê-los!
Entendido até aqui o que são os vírus de computador, vejamos quais os programas com as ações mais destrutivas e as medidas de proteção.
1. Worms
Os worms consistem em vírus que se espalham independentemente, sem a necessidade de um arquivo hospedeiro. Desse modo, exploram vulnerabilidades em sistemas operacionais e redes para se propagarem.
Para evitar infecções por worms, mantenha seu sistema operacional atualizado e utilize firewalls para se prevenir contra essas ameaças.
2. Trojans
Já os Trojans são programas que se disfarçam como software benéfico, mas na verdade são maliciosos. Daí o nome, Cavalo de Tróia. Ao passo que parecem ser carregados de boas intenções, são extremamente danosos.
Assim, podem abrir portas para hackers, roubar informações confidenciais e causar diversos problemas à saúde do computador. Sendo assim, a melhor forma de evitar uma infecção por Trojans é baixando softwares de fontes confiáveis e mantendo seu antivírus sempre atualizado.
3. Ransomware
O ransomware é um tipo de malware projetado para bloquear o acesso a um sistema ou arquivo, geralmente criptografando-os, até que um resgate seja pago aos criminosos cibernéticos.
Vale dizer que os criminosos costumam exigir o pagamento em criptomoedas, o que torna a transação difícil de rastrear. Desse modo, a melhor forma é a prevenção. Fazer backup regular de seus dados em um local seguro e não clicar em links ou anexos suspeitos em e-mails ajuda a prevenir ataques de ransomware.
4. Spyware
O spyware é um tipo de software malicioso criado com o propósito de coletar informações sensíveis sobre você (com senhas e dados bancários) sem o seu consentimento.
Dessa forma, ele pode ser instalado secretamente em seu computador ou dispositivo móvel e executar uma variedade de ações invasivas. Por isso, sempre evite clicar em pop-ups suspeitos e instale programas antispyware em seu computador.
5. Adware
O termo ‘adware’ consiste em uma combinação de ‘advertisement’ (anúncio) e ‘software’. Sendo assim, trata-se de um tipo de software que exibe anúncios em seu dispositivo de forma intrusiva e não solicitada.
O principal objetivo do adware é gerar receita para seus criadores por meio da exibição de anúncios, muitas vezes às custas da experiência do usuário. Embora menos destrutivos quanto outros tipos de vírus, eles podem ser irritantes. Um bom antivírus pode removê-los.
6. Keyloggers
Os keyloggers, também conhecidos como ‘registradores de teclas’, são programas ou dispositivos que registram cada tecla digitada em um teclado. Seu objetivo principal é capturar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito etc, sem o conhecimento do usuário.
Por isso, fique atento a práticas de segurança online e, se possível, utilize teclados virtuais para digitar senhas em computadores públicos.
7. Botnets
Uma botnet diz respeito a uma rede de dispositivos, geralmente computadores, que são controlados remotamente por cibercriminosos.
Esses dispositivos, conhecidos como ‘bots’ ou ‘zumbis’ são frequentemente inseridos sem o conhecimento dos usuários, tornando-os parte de uma rede maliciosa. Por esse motivo, dizemos que os botnets operam nas sombras da internet.
Aliás, além de serem usados em ataques de DDoS e distribuição de spam, alguns botnets são usados para minerar criptomoedas sem o consentimento do proprietário do dispositivo. Assim, para se proteger, verifique se os dispositivos conectados a redes empresariais estão seguros e atualizados.
Tá na mão! Agora que já conhece os vírus de computador mais danosos, que tal continuar navegando pelo nosso site? Conheça já estes truques de iPhone e simplifique sua vida.